Timeboxing é uma técnica de gerenciamento de tempo que ajuda a controlar tarefas e aumentar a produtividade em trabalho remoto.
Com o tempo, essas distrações podem ser prejudiciais à produtividade e à eficiência, o que leva a uma perda de tempo significativa.
Mas, não há como escapar do tempo. Sendo assim, é essencial encontrar formas de gerenciar essas distrações para manter o tempo de trabalho sob controle, seja através da organização da agenda, criação de metas claras ou o uso de ferramentas de gestão do tempo.
Balance seu dia!
A perda de tempo é um problema comum em muitos ambientes de trabalho. Muitas vezes, acreditamos que a multitarefa é a solução para os problemas, mas a verdade é que essa abordagem pode ser, de fato, o próprio problema. Com o objetivo de encontrar uma solução eficaz, destacamos a técnica de timeboxing, validada pela Harvard e considerada pela especialistas como a melhor maneira de gerenciar o tempo no ambiente de trabalho.
Timeboxing: um truque de produtividade
Timeboxing é uma técnica de gerenciamento de tempo que envolve estabelecer blocos de tempo para realizar tarefas específicas. Para que essa técnica seja eficaz, é fundamental estabelecer blocos de tempo realistas e criar um cronograma para garantir que as tarefas sejam realizadas da maneira mais eficiente possível. O objetivo é não ultrapassar o tempo atribuído a cada tarefa, o que pode contribuir para aumentar a produtividade.
A eficiência do timeboxing
De acordo com a Harvard Business Review, a habilidade de gerenciar o tempo de forma eficaz, através da técnica de timeboxing, pode ser a habilidade mais importante que um profissional pode desenvolver. Além disso, essa técnica ajuda a evitar a proliferação de tarefas, pois o cérebro humano não está preparado para realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Isso leva a uma redução do tempo necessário para realizar as tarefas, aumentando, assim, a produtividade.
A Lei de Parkinson e o timeboxing
A Lei de Parkinson afirma que quanto mais tempo temos para realizar uma tarefa, mais tempo levaremos para concluir essa tarefa. A técnica de timeboxing ajuda a superar essa lei, limitando o tempo disponível para realizar cada tarefa e, consequentemente, reduzindo o tempo necessário para concluir a tarefa. Isso leva a um aumento na produtividade, pois as tarefas são realizadas dentro do tempo determinado.
Como usar o timeboxing de maneira eficaz
O timeboxing envolve três etapas principais. A primeira é o brain dumping, ou seja, anotar todas as atividades do dia. Em seguida, é necessário descobrir quais tarefas são prioridade. Para isso, podemos utilizar a matriz de Eisenhower, que ajuda a visualizar quais atividades são mais importantes. Por fim, é necessário calcular o tempo necessário para cada tarefa e estabelecer um cronograma para que as atividades sejam realizadas de forma eficaz.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo