Plataforma promete descobrir quem visitou o perfil do Instagram, mas sem comprovação. Usuários relatam golpes no pagamento do serviço, que oferece relatório grátis e serviços extras, mas exige dados de login e segue Diretrizes de Comunidade.
É importante ter cuidado ao utilizar sites que prometem fornecer informações sobre perfis do Instagram, pois essas plataformas não possuem comprovação de veracidade e não podem acessar as atividades de um perfil devido às Diretrizes de Comunidade do Instagram.
Além disso, é fundamental lembrar que a rede social Instagram é uma plataforma que valoriza a privacidade e a segurança dos usuários, e qualquer tentativa de acessar informações protegidas pode ser considerada uma violação dessas diretrizes. A privacidade é um direito fundamental e deve ser respeitada em todas as interações online, especialmente em uma plataforma como o Instagram, que é utilizada por milhões de pessoas ao redor do mundo.
Entendendo o Detetive do Instagram
A plataforma do Detetive do Instagram afirma ser capaz de revelar ao usuário uma lista com os perfis que mais visitam sua página dele na rede social, para descobrir possíveis fãs, haters ou interesses amorosos. No entanto, a Meta alertou para os perigos de compartilhar dados de login da rede social com apps terceiros. A ferramenta promete informar quem reproduziu um Story várias vezes, visitou o perfil com mais frequência no dia e os seguidores que mais mencionaram o indivíduo no Direct.
Além disso, também seria possível ver quais amigos têm sinais de interesse amoroso, as contas que mais passam tempo visualizando o perfil analisado e até a quantidade de conversas que citaram o nome da pessoa. Para ter acesso ao tal relatório, é necessário informar somente o nome de usuário da conta que será verificada. O site afirma que consegue ter acesso às informações a partir de uma ferramenta criada por desenvolvedores que ‘libera o acesso a informações ocultas do seu perfil’, embora não haja qualquer comprovação da existência ou da eficácia desse software.
Riscos de usar o Detetive do Instagram
Qualquer pessoa pode usar a plataforma. Ao realizar a consulta, a página libera uma ‘prévia’ grátis do relatório. De acordo com o site, a relação completa das informações só é enviada a partir do pagamento de uma taxa de R$ 27, que garantiria acesso vitalício à ferramenta. O pagamento é feito via Pix e ainda requer o preenchimento de um formulário com dados pessoais do usuário, como nome, telefone, CPF e e-mail.
Na página de pagamento, ainda há a opção de comprar ‘serviços extras’, como atualizações semanais do relatório, um identificador de fakes e a possibilidade de ocultar o perfil do usuário dos relatórios gerados pela própria plataforma, todos sem detalhes de funcionamento ou de comprovação da fidelidade dos resultados. No Google Trends, a busca pelo Detetive do Instagram disparou nos últimos dias. As principais pesquisas são pelo nome do próprio site e por termos como ‘como ver quem visitou meu perfil no Instagram’.
Funciona ou é golpe?
Não há comprovação de que o Detetive do Instagram crie relatórios confiáveis de análise de perfis do Instagram. Em testes realizados pelo TechTudo na versão grátis da ferramenta, o site exibiu informações superficiais que não são confiáveis. Além disso, a plataforma não segue as Diretrizes de Comunidade do Instagram e pode ser considerada uma violação dos termos de uso da rede social. É importante lembrar que o compartilhamento de dados de login com apps terceiros pode ser perigoso e comprometer a segurança da conta do usuário.
Fonte: @Tech Tudo
Comentários sobre este artigo