Inscrições abertas para Educação Especial inclusiva, 250 mil vagas para professores da educação básica, foco em concepções, trabalhos pedagógicos, políticas de educação especial, acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade, interseccionalidade, 120 horas carga horária, aspectos políticos e legais.
A partir de maio de 2022, a Educação busca criar um ambiente de aprendizado inclusivo para todos os alunos, principalmente os que apresentam necessidades especiais. Diversas instituições de ensino superior estão com matrículas abertas para o Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Desde o início do ano letivo, até o momento, 22 das 50 instituições participantes já abriram chamadas para o curso — que, inicialmente, vai oferecer 250 mil vagas. O objetivo é capacitar os professores de escolas públicas de Educação Básica para atuar com eficácia em uma sala de aula diversificada. Podem participar todos os professores que atuam em sala de aula da Educação Básica — como professores de ensino fundamental, ensino médio, professores de Educação Infantil e especialistas em Educação Especial.
Conheça os Prazos de Inscrição para o Curso de Educação Especial
Os prazos de inscrição para o curso de Educação Especial variam de acordo com as instituições parceiras, que possuem processos seletivos próprios. Para verificar os prazos e requisitos necessários para inscrição, acesse a página Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O objetivo do curso é formar educadores capacitados para desenvolver concepções e trabalhos pedagógicos alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Além disso, o curso abordará aspectos políticos e legais relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade, bem como a participação e os direitos humanos.
A formação ocorrerá por meio da UAB, com carga horária de 120 horas. É uma iniciativa conjunta da Capes e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é formar educadores para trabalhar em uma perspectiva inclusiva.
Inscreva-se em uma das Instituições Parceiras
As inscrições já estão abertas nas seguintes instituições: Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidades Estadual e Federal do Maranhão (UEMA e UFMA); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidades Estadual e Federal de Pernambuco (UPE e UFPE); Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp); Universidades Estaduais de Ponta Grossa e Maringá (UEPG e UEM); Universidade Estadual e Federal da Paraíba (UEPB e UFPB); Universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Norte (UERN e UFRN); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Conheça o Conteúdo do Curso
O curso será composto por quatro módulos: Direitos humanos, diversidade e Educação Inclusiva; Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva; Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; e Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola. Cada módulo terá leituras de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relatos de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão mediante elaboração de textos, recursos e projetos.
O objetivo do curso é promover a reflexão sobre as pluralidades e singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem do público da Educação Especial na sala de aula comum. Além disso, o curso contribuirá para a elaboração de práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para um projeto de escola inclusiva.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo