Restrições a filtros de beleza em redes sociais serão implementadas gradualmente para proteger a saúde mental de crianças e adolescentes durante a formação da identidade.
Diante do crescente debate sobre o impacto dos filtros de beleza nos jovens, o aplicativo de compartilhamento de vídeos TikTok planeja limitar o acesso a esses recursos para menores de idade. A ideia de restrição para os filtros de beleza é uma tentativa de abordar o problema da saúde mental entre as crianças e adolescentes.
Os filtros de beleza não serão limitados para todos os usuários, apenas aqueles que alteram a aparência do usuário serão afetados. O aplicativo pretende proteger especialmente as crianças e jovens que são mais suscetíveis a se compararem negativamente com outros e se sentirem inseguras em relação à sua aparência. Além disso, menores de 18 anos receberão alertas sobre os possíveis riscos de saúde mental associados ao uso excessivo desses recursos. TikTok não divulgou uma data para a implementação desse novo recurso.
Novas regras de segurança online no TikTok
A assessoria do TikTok confirmou que as mudanças para as redes sociais serão implementadas em todo o mundo nos próximos meses. A medida vem em resposta a uma pesquisa que avaliou o impacto das redes sociais na formação da identidade e nos relacionamentos entre menores. Os resultados da pesquisa destacam a influência dos filtros de beleza na formação da identidade e do relacionamento dos jovens.
A Internet Matters, organização sem fins lucrativos, constatou que os filtros de embelezamento contribuem para uma visão distorcida das imagens perfeitas como normais. A pesquisa destacou a necessidade de distinguir entre efeitos criados para serem óbvios e engraçados e efeitos que alteram a aparência do usuário. Os adolescentes e os pais levantaram preocupações sobre os efeitos de ‘aparência’ e não perceber que o conteúdo foi alterado.
A plataforma promete levar mais a sério a política de usuários com menos de 13 anos. Os usuários excluídos podem recorrer se acharem que houve um erro. O TikTok remove cerca de 6 milhões de contas por ano que não atendem aos requisitos mínimos.
Os menores desdenham da educação e dizem ganhar mais vendendo curso para ser influenciador. Influenciadores mirins chegaram a receber bebida alcoólica como brinde de empresas de marketing de afiliados.
Fonte: © G1 – Tecnologia
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