Articular educação e cultura em escolas de tempo integral e universidades, desenvolvendo programas que difundem conhecimentos de mestres da cultura popular em universidades federais, por meio de ações conjuntas de educação e cultura, em espaços universitários como espaço de produção de conhecimento.
Os ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC) abordaram questões culturais em um contexto de parceria. Além disso, o acordo chama a atenção para culta na sociedade brasileira. O acordo ocorreu no dia 4 de dezembro e visa promover ações conjuntas nas áreas de cultura e educação.
Os dois acordos visam fortalecer a integração entre a educação e a cultura, visando colocar ambas como diretrizes para o ensino. A parceria visa, por exemplo, promover a arte e a educação em escolas de tempo integral e universidades. Além disso, o acordo prevê a realização de inúmeras atividades, como palestras e workshops.
Cultura: Um Elemento Fundamental para o Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes
A influência da arte e da cultura no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes é um tema em constante discussão. Já o outro prevê o desenvolvimento de estudos e evidências sobre o impacto da arte na construção de uma sociedade mais criativa e culturalmente rica. Durante a cerimônia de assinatura dos termos, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância da iniciativa para melhoria da educação básica e das taxas de permanência dos estudantes.
Cultura: Um Elemento Fundamental para o Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes
Hoje, estamos concretizando uma parceria importante, que se insere nos objetivos do Programa Escola em Tempo Integral. A educação integral vai além do horário ampliado. Nossa intenção é que a criança e o jovem se conectem com as múltiplas experiências humanas, do ponto de vista emocional, cognitivo, social e também cultural, o que permite uma visão de mundo mais ampliada e promove transformação social, enfatizando a cultura como eixo central da educação.
Camilo Santana, ministro da Educação, explicou que a parceria visa reconhecer os profissionais da cultura como detentores de saberes que devem ser incorporados pela educação formal. Nossa meta é investir em recursos significativos a partir de 2025 para fortalecer as atividades culturais nas escolas, otimizando a cultura como um elemento fundamental para o desenvolvimento integral.
Margareth Menezes, ministra de Estado da Cultura, reforçou a intenção dos setores culturais em estarem presentes no chão da escola: ‘Quando ações de cultura chegam a uma escola, promovem transformação profunda não só nos estudantes, mas também em toda a comunidade. A arte ensina a materializar o imaginado’. A educação tem sido um centro de atenção, e a cultura tem sido fundamental para o desenvolvimento integral.
Desenvolvimento Integral e Cultura
O primeiro ACT, assinado entre as pastas, foca ações de reconhecimento de saberes culturais e prevê a inserção de mestres e mestras da cultura na educação formal. Além disso, visa ao fortalecimento da rede de equipamentos culturais das universidades federais; à construção e implementação de planos de culturas nas universidades; ao fortalecimento em rede dos cursos de artes; e ao reconhecimento do espaço universitário como espaço de produção de conhecimento. Nossa meta é otimizar a cultura como elemento fundamental para o desenvolvimento integral.
Na educação básica, esse acordo fomentará atividades artístico-culturais para o desenvolvimento integral dos estudantes com a circulação, produção e difusão da diversidade cultural e artística brasileira na rede pública. Isso será feito, em especial, em escolas com oferta de jornada escolar de tempo integral, por meio de edital para as secretarias de educação participantes do Programa Escola em Tempo Integral.
Fonte: © MEC GOV.br
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