Estabelecer limites e indicar o erro ajuda a proteger a autoestima profissional, melhorando a comunicação, reagindo de forma assertiva e atualizando o foco em comportamento adequado.
Para ter uma comunicação de qualidade no ambiente de trabalho, é essencial aprender a lidar com os desrespeitos que ocorrem na rotina.
Um comportamento inadequado de um colega ou uma atitude negativa do chefe pode afetar negativamente o ambiente de trabalho, mas é fundamental aprender a lidar com esses casos de desrespeito de maneira assertiva. Para isso, é importante aprender a articular nossas necessidades e limites de forma clara e respeitosa. Isso pode significar aprender a dizer ‘não’ de maneira assertiva, ou seja, sem ser agressivo ou passivo. Isso também pode significar aprender a lidar com as críticas e feedbacks de maneira construtiva. Com essa habilidade, você pode manter a autoestima e a confiança, mesmo quando lhe disseram que seu trabalho foi inadequado. Mudanças significativas na vida profissional podem surgir com a aplicação dessas estratégias.
Desrespeito no Trabalho: Como Retrata a Especialista em Comunicação
Quando lidamos com desrespeito no trabalho, é fundamental ter uma estratégia assertiva para reagir às situações inadequadas. Aurora Michavila, especialista em comunicação e autora do livro ‘Supercomunicadores’, nos oferece uma visão clara sobre como lidar com o desrespeito de maneira eficaz.
Importância da Análise Antes de Responder
Antes de reagir ao desrespeito, é essencial parar, respirar e analisar a situação. Isso nos permite entender melhor o contexto e tomar uma decisão informada. Michavila destaca que pessoas confiantes escolhem suas respostas e não são impulsivas, o que torna a análise crítica uma parte fundamental desse processo.
Comportamento Inadequado: Identificando e Lidando com o Desrespeito
Quando lidamos com comportamento inadequado, é fundamental estabelecer limites. No entanto, Michavila nos lembra de que devemos estar cientes das consequências da resposta, pois isso pode mudar as coisas para melhor ou pior. É fundamental ter certeza da intenção por trás do que foi dito e usar perguntas para reafirmar o que foi dito, dando à outra pessoa a chance de perceber o erro.
Comunicação Assertiva: Uma Ferramenta para Lidar com o Desrespeito
A psicóloga Iria Reguera destaca a importância da escuta ativa para ser assertivo. Quando estiver claro que a pessoa foi desrespeitosa, Michavila nos dá várias opções para responder assertivamente ao comentário. É possível que a reação da outra pessoa não tenha nada a ver com você, mas com seu próprio comportamento. É possível fazê-la ver que seu comportamento é inadequado com um simples ‘você está bem?’ e buscar uma explicação empática acrescentando ‘mas preciso que você me ajude a entendê-lo para resolver isso’.
Fonte: @ Minha Vida
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