Levantamento do MEC e Inep complementa o Censo Escolar. Diretores e gestores preenchem formulário de 1º de outubro a 6 de dezembro, abordando Educação Continuada, Alfabetização de Jovens, Diversidade, Inclusão, Educação Ambiental e Direitos Humanos.
O Ministério da Educação (MEC) está comprometido em promover a Diversidade em todas as esferas da educação, e para isso, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) está trabalhando em estreita colaboração com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para realizar uma pesquisa inovadora.
A Pesquisa Suplementar sobre Diversidade e Inclusão, que será realizada no âmbito do Censo Escolar, visa garantir a Inclusão e a Equidade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas origens ou características. Além disso, a pesquisa também busca promover a Igualdade de acesso à educação de qualidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A educação é um direito fundamental e deve ser acessível a todos.
Diversidade e Inclusão na Educação: Um Passo em Direção à Equidade
Os diretores e gestores escolares têm um papel fundamental na promoção da diversidade e inclusão nas escolas brasileiras. Para isso, é essencial que eles acessam e preencham o formulário do Censo Escolar, disponível no Sistema Educacenso, entre 1º de outubro e 6 de dezembro. Essa pesquisa visa coletar informações sobre aspectos como eventos que impactaram o ano letivo, o funcionamento e a estrutura da escola, a atuação dos profissionais no período noturno, ações desenvolvidas no ambiente escolar, incluindo educação ambiental e direitos humanos, e registros de informações sobre os perfis dos alunos.
De acordo com a secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, essa pesquisa é um esforço para ampliar e qualificar o conhecimento sobre as escolas brasileiras, seus estudantes e profissionais da educação. ‘Melhorar os dados da nossa educação e dar visibilidade às questões e aos segmentos sociais historicamente invisibilizados são elementos essenciais para a promoção de uma educação com equidade, um compromisso do governo do presidente Lula’, destacou.
A coordenadora-geral do Censo Escolar, Célia Gedeon, ressaltou a importância da articulação com as redes de ensino nesse processo de apuração dos dados. ‘Não realizamos o Censo Escolar sem a colaboração e os esforços de todos os envolvidos. Sabemos que vão utilizar diferentes formas de mobilização, a depender das características das redes e dos municípios. O importante é ter o devido alinhamento para que possamos entender um pouco mais sobre o contexto da diversidade e da inclusão nas escolas’, disse.
Encontro Virtual e Censo Escolar: Uma Parceria para a Diversidade e Inclusão
Nesta segunda-feira, 30 de setembro, o Inep e a Secadi realizaram um encontro virtual para apresentar mais detalhes da pesquisa. A reunião contou com as presenças de representantes do Ministério; do Instituto; das coordenações estaduais; dos municípios capitais; de responsáveis pelas escolas da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec); e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O Censo Escolar é a principal pesquisa estatística da educação básica, coordenada pelo Inep e realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
A pesquisa visa coletar informações sobre as diferentes etapas e modalidades da educação básica, incluindo a educação de jovens e adultos, a educação para as relações étnico-raciais e a educação ambiental. A secretária Zara Figueiredo enfatizou a importância da participação dos diretores das escolas nesse processo, pedindo que eles se mobilizem e ajudem a reunir informações sobre temas tão relevantes para a promoção da diversidade e inclusão na educação. ‘Peço a atenção dos diretores das escolas para que se mobilizem e nos ajudem uma vez mais, reunindo informações sobre temas tão relevantes como a educação de jovens e adultos, a educação para as relações étnico-raciais e a educação ambiental’, pontuou.
Fonte: © MEC GOV.br
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