Novo recorde do bitcoin nos Estados Unidos, indicador de movimentação do setor industrial e índice de compras compositos de gerentes mostrará dados de atividade.
Este mês, o dólar comercial iniciou o pregão desta segunda-feira (16) em alta de 0,72%, já cotado a R$ 6,0766. O mercado financeiro aguarda os dados da S&P Global, que deve divulgar às 11h45 de Brasília, as prévias dos índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial e de serviços dos EUA de dezembro. Também, a Câmara de Comércio dos EUA em São Paulo irá realizar um encontro de negócios, que reunirá empatia para os executivos em diversas áreas de negócios durante o evento.
Além disso, a participação de executivos do mercado financeiro é aguardada em evento de negócios da Câmara de Comércio dos EUA em São Paulo. O mercado financeiro aguarda também a divulgação do Índice de Gerentes de Compras (PMI) dos EUA de dezembro, que deve oferecer informações importantes sobre o cenário econômico. Os dados podem afetar o valor do dólar comercial no mercado financeiro, o que pode afetar os preços de produtos importados para o Brasil, como o dólar. Com a alta do dólar, o país pode ter uma inflação maior.
Variação nos indicadores de inflação
O índice de inflação pode mostrar um aumento significativo nos próximos dias, afetando o mercado de câmbio e a valorização do dólar. Esse aumento, com certeza, influenciará o setor industrial, puxando a valorização dos compositos no mercado. O cenário parece indicar uma movimentação significativa no setor de compras, com potenciais pressões inflacionárias. Com isso, os gerentes de investimentos estarão atentos à valorização do dólar, que está relacionada à valorização do bitcoin. A valorização do bitcoin pode ser influenciada pela notícia de que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, está em discussão para criar um fundo de criptomoedas. O dólar, portanto, pode continuar a valorizar-se, o que pode trazer pressões inflacionárias à economia, afetando o índice de inflação e, por consequência, o valor dos compositos. Na última sexta-feira (13), o dólar encerrou o dia cotado a R$ 6,03, com uma leve alta de 0,43%. Após a semana, no entanto, a moeda caiu 0,6%.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo