O presidente republicano assume a presidência em 20 de janeiro de 2025, no Capitólio, com estratégia de comunicação e vocabulário singular.
Nesta terça-feira (20), o republicano Donald Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos, marcando o início de um novo período político. A eleição presidencial, cuja contagem dos votos levou a uma vitória esmagadora para o candidato republicano, deixou em destaque a importância da inovação na comunicação política, como o uso criativo de redes sociais no processo eleitoral.
Com uma estratégia de comunicação fortemente influenciada pelas redes sociais, Donald Trump tornou-se conhecido por seu vocabulário singular e profusão de bordões, refletindo sua abordagem única no campo da política. O uso de hashtags e outras ferramentas de marketing digital, demonstrou-se eficaz para capturar a atenção de uma audiência vasta, contribuindo para o sucesso de sua campanha eleitoral.
AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real da posse de Trump: uma nova era dourada para a América?
O vocabulário singular de Trump é amplamente utilizado nas redes sociais, onde as mensagens são sintetizadas e espalhadas rapidamente. ‘Essas palavras e expressões são muito importantes porque, em primeiro lugar, são fáceis de memorizar e espalhar’, afirma Lucas Leite, doutor em Relações Internacionais.
A sigla MAGA, por exemplo, é uma das mais conhecidas e é frequentemente repetida pelo republicano, evocando a nostalgia de um passado dos Estados Unidos, considerado mais próspero, com uma identidade nacional cristalizada. A sigla originalmente usada pelo ex-presidente Ronald Reagan.
A Promise Of A New ‘Golden Era’ também é uma expressão frequente em Trump, que disse estar retornando à presidência com ‘confiança e otimismo’ e fez críticas duras ao governo Joe Biden. O antigo presidente e sua vice, Kamala Harris, ouviam tudo a seu lado.
Ele também disse que irá retirar novamente os Estados Unidos do Acordo de Paris e apoiará o aumento da produção de energia nuclear. Além disso, pretende revogar as determinações de Joe Biden sobre veículos elétricos e outras políticas destinadas a reduzir as emissões de automóveis.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo