Material faz parte do Programa Escola das Adolescências. Caderno de Inovação Curricular (CIC) Clube de Letramento Matemático, lançado dia 28/2, durante webinário no canal do MEC no YouTube, visa a educação básica, ensino fundamental e aprendizagens não consolidadas em matemática de forma envolvente com participação ativa no clube de letramento.
É com grande expectativa que o Ministério da Educação (MEC) lança o Guia de Recomendações Curriculares e Pedagógicas do Programa Escola das Adolescências, um passo importante para melhorar a educação no Brasil. Este documento visa fornecer orientações claras e precisas para os educadores, garantindo que os estudantes recebam uma formação de qualidade.
Com o objetivo de promover uma educação básica de excelência, o Programa Escola das Adolescências foi projetado para atender às necessidades dos jovens, introduzindo atividades práticas e projetos de ensino que estimulem a criatividade e a participação ativa dos alunos. Além disso, o ensino fundamental também é um dos focos do programa, que visa desenvolver habilidades essenciais para o sucesso futuro dos jovens. Ao participar da educação, os estudantes têm a oportunidade de se envolver ativamente com o processo de aprendizado, desenvolvendo uma abordagem mais dinâmica e eficaz para a educação.
Desbloqueando Potencial: Educação em Foco
O Ministério da Educação (MEC) está prestes a realizar um webinário inovador, transmitido no canal do MEC no YouTube, marcado para começar às 10h (horário de Brasília). O evento busca apresentar o eixo de Currículo da política e o primeiro Ciclo de Implementação (CIC), que oferece diretrizes para a implementação do Clube de Letramento Matemático. Este guia detalhado apresenta o eixo de Organização Curricular e Pedagógica do Programa Escola das Adolescências, com foco na organização das ações pedagógicas e na implementação dos Clubes de Letramentos.
O clube de letramento Matemático visa professores do 6º ano do ensino fundamental, com dois objetivos principais: promover a inovação pedagógica e apoiar a recomposição das aprendizagens não consolidadas até o 5º ano. Assim, os estudantes poderão aprender habilidades centrais que apoiarão a construção de conhecimentos no 6º ano, permitindo a progressão da aprendizagem na sequência dos anos finais. A expectativa desse clube é apoiar os estudantes no aprendizado da matemática de forma mais envolvente e desafiadora, em um processo baseado em resolução de problemas, para incentivá-los a aprender a partir de propostas que permitam sua participação ativa. Além disso, estimula a percepção da capacidade dos alunos de pensar matematicamente, desenvolvendo a autoconfiança e o desejo de aprender cada vez mais.
Educação Básica: O Caminho para o Sucesso
Participarão do webinário a coordenadora-geral de Ensino Fundamental da SEB, Tereza Farias; a consultora pedagógica do Instituto Reúna, Cynthia Sanches; e a especialista do Grupo Mathema, Cristiane Chica, pesquisadora responsável pela elaboração do CIC Clube de Letramento Matemático. Com a participação ativa de especialistas, o evento busca oferecer subsídios para a implementação do Clube de Letramento Matemático, contribuindo para a educação básica e o ensino fundamental de forma mais eficaz.
Fonte: © MEC GOV.br
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