Curso de Educação Básica com foco em inclusão e tecnologias na sala de aula continua, desenvolvendo práticas pedagógicas equitativas.
O Ministério da Educação (MEC) promoveu a inclusão de jovens com deficiência, lançando o curso ‘Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva’ na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A cerimônia ocorreu na segunda-feira, 9 de dezembro, e foi transmitida ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, ressaltou a importância da educação inclusiva em sua apresentação. Ele enfatizou que a inclusão é fundamental para o desenvolvimento de políticas de educação eficazes, mencionando que a Educação Especial é um aspecto essencial da inclusiva. O curso visa aprimorar a formação de profissionais da educação, promovendo uma abordagem mais inclusiva. A implementação dessas abordagens visa promover a inclusão em todos os níveis da educação, desde a escolaridade básica até a superior.
Agradeço a oportunidade de discutir sobre a inclusão na educação.
O objetivo da capacitação é formar professores de educação básica que atuam em salas de aula comuns, alinhando suas práticas pedagógicas aos princípios das políticas educacionais e promovendo um ensino mais inclusivo e equitativo. A inclusão é fundamental para garantir o direito à educação de todos os alunos, independentemente de suas necessidades ou habilidades. A iniciativa vai promover 1,25 milhão de vagas para a formação de docentes ao redor do país, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A trajetória da inclusão na educação é marcada por conquistas.
A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, e o diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Alexandre Mapurunga, participaram do encontro por meio de um vídeo. Eles comentaram a importância do programa e ressaltaram que a inclusão é um tema complexo que envolve variadas dimensões da educação, como a educação básica, a sala de aula e a educação continuada. Eles ainda pontuaram que, somente por meio de uma formação sólida para professores e profissionais da educação, é possível assegurar uma boa oferta e o direito à educação.
A formação de professores é fundamental para a implementação da inclusão na educação.
Também estiveram presentes no evento de lançamento o reitor da UFRRJ, Roberto de Souza; o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Laércio Costa; o diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Antonio Carlos Amorim; o coordenador-geral de Política Pedagógica da Educação Especial do MEC, Marco Antônio Melo; além de representantes nacionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Outras atividades do encontro tiveram a participação de educadores e especialistas no tema. Após a mesa de abertura, os presentes assistiram a uma aula inaugural e promoveram uma roda de discussão, esta última exclusiva para participantes presenciais.
A formação de professores com base em inclusão é essencial para garantir a equidade na educação.
Na modalidade de educação a distância (EaD), o curso usará uma metodologia inovadora e será composto por quatro módulos, totalizando 120 horas. As atividades serão síncronas e assíncronas, desenvolvidas no Ambiente Virtual Colaborativo de Aprendizagem da Capes (Avacapes). Os conteúdos abordados incluem: aspectos históricos e legais da educação especial; desenvolvimento humano; ensino e aprendizagem; currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; além do desenvolvimento de propostas de ação que envolvam recursos didáticos e materiais pedagógicos para a inclusão do público da educação especial nas escolas e classes comuns.
Fonte: © MEC GOV.br
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