O ANUARIO DA EDUCACAO BASICA da ONG Todos Pela Educação divulga dados do Censo da Educação Básica e outros levantamentos sobre oferta, política de incentivo, valorização da carreira docente e bolsas de formação.
De acordo com relatórios oficiais, aproximadamente 41% dos professores do ensino fundamental II, que abrange alunos do 5º ao 9º ano, no Brasil não possuem formação específica para a matéria que lecionam. O que significa que pessoas sem especialização em uma área específica estão sendo responsáveis por transmitir conhecimento aos jovens estudantes. Isso pode afetar a eficácia do ensino e a qualidade da educação oferecida.
Uma situação semelhante é registrada no ensino médio, onde 32% dos docentes estão laborando fora da área em que se formaram. Essa falta de especialização pode gerar dificuldades para o ensino e para o aprendizado dos alunos. Por exemplo, alguém com formação em física, mas que dá aulas de matemática, pode não ter a profundidade de conhecimento necessária para empenhar-se de forma eficaz na preparação dos alunos para suas provas.
Política Educacional: O Desafio de Valorizar os Professores
A ausência contínua de professores qualificados, particularmente na educação infantil, prejudica significativamente a aprendizagem dos estudantes e o conteúdo das aulas, afirma especialistas em educação. O cenário é alarmante, especialmente considerando a importância do desenvolvimento das crianças entre 0 a 5 anos.
Falhas na Formação Docente: Um Problema Estrutural
A presidente-executiva da ONG Todos pela Educação, Priscila Cruz, destaca a necessidade de abordar as falhas estruturais na formação docente, incluindo a falta de interesse dos candidatos em cursos de licenciatura devido ao baixo atrativo da carreira. Além disso, o alto índice de egressos que não atuam em sala de aula, devido à baixa atratividade da carreira, é outro desafio significativo.
O Desafio de Incentivar a Carreira Docente
A ONG Todos pela Educação, juntamente com a Fundação Santillana e a Editora Moderna, apresentou dados do Censo da Educação Básica 2023, evidenciando a necessidade de medidas políticas eficazes para incentivar a carreira de docente. A oferta de bolsas para atrair estudantes para cursos de licenciatura, bem como o incentivo à segunda licenciatura para professores já em atividade, são estratégias propostas.
A presidente-executiva da ONG, Priscila Cruz, enfatiza a necessidade de um pacote robusto e eficiente para garantir qualidade na formação dos professores e valorizar a carreira docente no país. O Ministério da Educação (MEC) já anunciou o ‘Pé-de-meia licenciatura’, com bolsas acima de R$ 500 para incentivar estudantes a se tornarem professores.
Desafios na Educação Infantil
Na etapa da educação infantil, 20,5% dos docentes não têm diploma de ensino superior. Esses profissionais, que atuam em uma fase decisiva do desenvolvimento das crianças, deveriam ter aprendido a colocar intencionalidade educativa nas brincadeiras e no convívio, organizar o processo escolar, elaborar atividades adequadas e fazer observações sistemáticas.
Embora o índice tenha sofrido redução nos últimos anos, ainda é um problema significativo. Em 2016, por exemplo, 35,6% dos professores de creches e 33% dos da pré-escola não tinham diploma. A solução para esse desafio depende da adoção de políticas eficazes para valorizar a carreira docente e garantir a qualidade da formação dos professores.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
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