Reunião de gestores estaduais discute a ampliação da oferta da Educação Profissional e Tecnológica nas redes estaduais de ensino com a participação da Nacional de Secretários de Educação e do Conselho de Política de Educação Profissional e Tecnológica da Escola para a adoção de novas políticas de trabalho na Educação Profissional e Tecnológica.
A Educação é um dos pilares da sociedade, sendo fundamental para o desenvolvimento das pessoas e do país como um todo. A 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) é um evento de grande importância para discutir e promover a educação em todas as suas formas, incluindo a formação profissional e tecnológica.
O Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica, que fez parte da programação da SNEPT, teve suas atividades iniciadas na terça-feira, 26 de novembro, e prossegue até quinta-feira, 28. O evento visa reunir gestores e profissionais da área para discutir e compartilhar experiências sobre a educação profissional e tecnológica, com foco em ensino, aprendizado e capacitação. A visão é fortalecer a educação e seu papel no desenvolvimento sustentável do país, formando profissionais competitivos e capacitados para atuar no mercado de trabalho.
Ampliando a Oferta de Vagas em Educação Profissional e Tecnológica
O objetivo é estimular a expansão da oferta de vagas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas redes estaduais, no contexto do Programa Escola em Tempo Integral, fortalecendo a parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e as redes de ensino. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, celebrou a integração entre o MEC e as redes de ensino: ‘Estamos retomando programas importantes para o país, como o Escola em Tempo Integral articulado à EPT e o Profuncionário, que são políticas importantes para os estados’. Esse evento visa proporcionar novas possibilidades e trazer avanços para políticas nacionais, com base na inovação, inclusão e sustentabilidade.
A secretária de Educação Básica da pasta, Kátia Schweickardt, enfatizou a importância do trabalho de adoção de estratégias sistêmicas para a Educação Básica: ‘Precisamos de vontade política e comprometimento, e isso nós temos. Agora, temos à frente o desafio de investir ainda mais na Educação Integral do Ensino Básico e na inclusão de mais mulheres na Ciência e Tecnologia’. O representante do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Allan Kardec Benitez, também participou da mesa de abertura.
O encontro iniciou com a palestra ‘A Política da Escola em Tempo Integral: impactos do fomento na Educação Integral aos Estados’. O tema foi abordado pela coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Raquel Franzin, com mediação do diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Claudio Alex Jorge.
O evento conta com a participação de gestores do ensino médio articulado à EPT e articuladores do Programa Escola em Tempo Integral nas redes de ensino, além de representantes das secretarias de educação e de ciência e tecnologia. A programação segue com discussões de temas estruturantes do ensino técnico, por meio da apresentação de estudos e pesquisas sobre o estado atual das políticas de valorização e fomento dessa modalidade de ensino.
4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
A 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica tem uma programação extensa e irá até o dia 28 de novembro, com diversas atividades gratuitas e abertas ao público. A programação completa está disponível.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo