Um estudante do Arquipélago do Bailique, em Macapá, participou do Exame Nacional do Ensino Médio, fazendo parte de uma turma de 80 pessoas.
A estudante Dayana Rodrigues de 18 anos, faz parte de um grupo de 80 estudantes e professores, que se deslocou do Arquipélago do Bailique até Macapá, para participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que ocorreram em todo o país nos dias 3 e 10 de novembro, representando um momento chave na carreira acadêmica de muitos jovens.
Para Dayana, os dias 3 e 10 de novembro foram marcados pela realização das provas do Enem 2024, onde muitos estudantes se esforçaram para alcançar seus objetivos. Este momento é fundamental para o futuro de muitos, pois abrirá caminhos e oportunidades para que eles possam seguir na trajetória acadêmica e profissional.
Candidata do Amapá enfrentou obstáculos para chegar ao exame
Dayana, assim como os demais colegas, enfrentou alguns desafios para acessar Macapá, capital do Amapá, onde participou do primeiro dia de Enem. Para chegar à capital, a estudante contou ao g1 que saiu da comunidade de Vila Maranata do Igarapé Grande, que assim como outras regiões do Amapá – principalmente Bailique – passam pela forte seca e o assoreamento dos rios da região em função da forte estiagem e da salinização das águas. Do Bailique para Macapá, foram 16h de viagem, mas Dayana teve que sair da casa onde mora com a família às 12h, no dia 29 de outubro e só chegou às 3h do dia 30, para pegar o barco que estava na comunidade de Vila Progresso, ambas pertencentes ao Arquipélago do Bailique. Ela conta que se preparou muito para fazer as provas assistindo aulas por vídeo e também com o auxílio dos professores em sala de aula. Para conseguir chegar a Macapá, foi uma verdadeira maratona. ‘Saímos de Vila Progresso na quarta a tarde com destino a cidade de Macapá. Chegamos 1h da madrugada, dormimos no barco até o dia amanhecer’, explica a estudante. O Enem é um desafio para muitos estudantes do Amapá, mas o incentivo da mãe de Dayana lhe dá força para enfrentar as dificuldades. ‘Sonho da minha mãe e me ver formada, então, faço isso por ela. Por ela ser a minha guerreira que está me apoiando me dando força pra ter enfrentado tudo isso’, conta.
Comunidade do Amapá enfrenta seca e assoreamento de rios
Moradores do Arquipélago do Bailique, no litoral amapaense, realizaram nos dias 23 e 24 de outubro, um mutirão para cavar o leito do Canal do Livramento, na foz do Rio Amazonas. Por conta da seca, parte dos canais, responsáveis pela conexão entre as 56 comunidades existentes no conjunto de ilhas, estão praticamente intrafegáveis (Veja vídeo).
Cobertura do Enem 2024 no g1 Amapá
O g1 Amapá terá cobertura em tempo real das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, em todo o país. A segunda prova ocorrerá no próximo domingo (10). O g1 Amapá também terá a resolução comentada das questões do Enem 2024.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo