Reuniões presenciais das unidades federativas no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes promovem valorização dos professores pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância no evento Ceará: Centro Global da Educação.
Em um esforço de promover a aprendizagem entre escolas de todo o mundo, o G20 reuniu representantes de 20 países para discutir a importância da escola como centro de desenvolvimento comunitário. Nesta linha de frente, o evento ‘Ceará: Centro Global de Educação’ buscava fortalecer a comunidade em torno da educação.
Na abertura do evento, iniciado em 29 de outubro e que se estende até o dia 2 de novembro, foram trazidas experiências exemplares de escolas que estabeleceram pontos de encontro entre alunos, professores e a comunidade local. Essa integração visa criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e eficazes, onde a escola não seja apenas um local de estudo, mas um espaço de crescimento para toda a comunidade.
Parcerias entre escolas e comunidades
A reunião técnica do G20, que acontecerá na quarta-feira, 30 de outubro, marca o início de uma discussão sobre o terceiro tópico das três pautas debatidas pelo Grupo de Trabalho (GT) da presidência brasileira. Este tema é fundamentado na valorização da escola, sua importância para a comunidade e o papel de ambos em fortalecer a aprendizagem. Outros temas, como a valorização dos professores e o conteúdo digital, foram discutidos nas reuniões presenciais do G20, realizadas em Brasília (maio) e no Rio de Janeiro (julho), respectivamente. A escola é o espaço onde se constrói a aprendizagem e, por isso, é fundamental que ela esteja em sintonia com a comunidade.
De acordo com Francisco Souza, assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, os três temas abordados pelo GT dialogam com políticas nacionais, como é o caso do Programa Escola e Comunidade (Proec). Este programa visa incentivar experiências em 22,4 mil escolas do Brasil, destacando a importância da escola para a comunidade. O Proec é uma iniciativa do Ministério da Educação, que visa fomentar a aprendizagem escolar. Esta política é fundamental para o Ministério da Educação, pois a escola não funciona isoladamente, ela é fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade.
Os dados do Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, demonstram que o engajamento escola-comunidade tem um impacto positivo na aprendizagem. É fundamental que a escola esteja em sintonia com a comunidade, pois isso pode melhorar a aprendizagem e influenciar positivamente os resultados da escola. De acordo com Souza, a escola não é apenas um equipamento público, ela é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade. Além disso, a escola é um espaço de aprendizado, onde os professores e alunos precisam se engajar com a comunidade para que a aprendizagem seja eficaz.
A diretora global de Educação e Desenvolvimento de Adolescentes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Pia Rebello Britto, apresentou o potencial das práticas de engajamento entre as escolas e a comunidade como incentivadores para uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva. A escola é o espaço onde se constrói a aprendizagem e, por isso, é fundamental que ela esteja em sintonia com a comunidade. Além disso, as práticas de engajamento entre escola e comunidade resultam na redução da abstenção e do abandono escolar, na melhoria acadêmica e na valorização dos professores. A escola é fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade e, por isso, é fundamental que ela esteja em sintonia com a comunidade.
A reunião técnica do G20 é um marco importante para a discussão sobre a valorização da escola e sua importância para a comunidade. É fundamental que a escola esteja em sintonia com a comunidade para que a aprendizagem seja eficaz. Além disso, a escola é um espaço de aprendizado, onde os professores e alunos precisam se engajar com a comunidade para que a aprendizagem seja eficaz. A escola é fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade e, por isso, é fundamental que ela esteja em sintonia com a comunidade.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo