Prática esportiva ganha espaço nos currículos com ampliação da jornada e oferta de modalidades, estimulando desenvolvimento motor, cognitivo e social na educação física integral.
A ex-atleta olímpica e recordista sul-americana de arremesso de peso, Elisangela Adriano, destaca a importância do esporte em sua formação pessoal. Segundo ela, a escola foi fundamental para moldar a pessoa que ela se tornou, e o esporte foi o caminho que a ajudou a se encaixar nesse ambiente.
A prática de exercícios e a atividade física foram fundamentais para Elisangela Adriano alcançar o sucesso no esporte. Ela acredita que a disciplina e a dedicação que aprendeu através do esporte a ajudaram a superar obstáculos e a se tornar uma pessoa mais forte e resiliente. A busca pelo aperfeiçoamento contínuo é essencial para qualquer atleta que deseja alcançar o topo. Além disso, a prática de exercícios regularmente também contribui para a melhoria da saúde e do bem-estar geral.
O Esporte como Ferramenta de Inclusão e Educação
A escola é um local fundamental para a formação esportiva e cidadã, especialmente em cidades que carecem de equipamentos públicos para prática de exercícios. Diferentemente de clubes e centros esportivos, que se concentram na seleção e formação de atletas de ponta, as instituições de ensino utilizam a prática esportiva como uma ferramenta de inclusão e educação corporal. A pesquisadora Maria Alice Zimmermann, dos Grupos de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo (USP), afirma que ‘a escola ainda é uma porta de entrada para a prática esportiva e o principal local de acesso a diferentes modalidades, influenciando na escolha do esporte que pretende seguir e na construção social dos alunos’.
A prática esportiva é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, e a escola é o local ideal para sua implementação. A atividade física é uma parte fundamental da educação, e a escola em tempo integral (ETI) oferece um ambiente propício para a prática esportiva. A ETI não se limita apenas à ampliação do tempo de aula, mas também à articulação da educação com outras dimensões da vida dos estudantes, como a cultura, o meio ambiente, a ciência, a tecnologia e o esporte.
O Papel do Esporte na Educação Integral
A educação integral é um modelo que busca potencializar as dimensões humanas, incluindo a física por meio do esporte. A coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação (MEC), Raquel Franzim, explica que ‘a jornada de tempo integral, orientada pela educação integral, contribui para o desenvolvimento da criatividade, do trabalho em grupo e da resolução de problemas’. Além disso, a ETI oferece modalidades esportivas que a educação física do ensino regular não consegue abarcar, por falta de tempo ou de infraestrutura.
A prática esportiva é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, e a escola é o local ideal para sua implementação. A atividade física é uma parte fundamental da educação, e a escola em tempo integral oferece um ambiente propício para a prática esportiva. A ETI não se limita apenas à ampliação do tempo de aula, mas também à articulação da educação com outras dimensões da vida dos estudantes, como a cultura, o meio ambiente, a ciência, a tecnologia e o esporte.
A cooperação entre o MEC e o Ministério do Esporte (Mesp) é fundamental para que as diretrizes de oferta da jornada em tempo integral contemplem e aprimorem a realização de atividades esportivas. A prática esportiva é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, e a escola é o local ideal para sua implementação. O esporte é uma ferramenta de inclusão e educação, e a escola em tempo integral é o local ideal para sua prática.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo