O ano foi marcado por lesões e acidentes envolvendo atletas, incluindo jogadores e ciclistas, como o australiano. Ferimentos extensos e um momento assustador.
Ao longo de 2024, a comunidade esportiva sofreu com acidentes envolvendo atletas de diferentes modalidades, como o ciclismo e o basquete. O jogador do Utah Jazz, Taylor Hendricks, registrou uma lesão grave na sua fíbula direita durante uma partida da NBA, enquanto o ciclista Luke Plapp sofreu contusões nas costas em decorrência de um acidente durante o Tour Down Under. De acordo com relatórios, o número de acidentes envolvendo atletas aumentou significativamente em 2024.
Alguns analistas apontaram que a frequência de acidentes pode estar relacionada à intensidade das competições e ao ritmo de vida dos atletas. O ciclista Luke Plapp chegou a se manifestar sobre a questão, afirmando que a falta de recursos para se recuperar de lesões foi um fator contribuinte para o aumento dos acidentes. Outros especialistas, no entanto, defendem que a análise dos dados deve ser mais detalhada, considerando fatores como o tipo de esporte e o nível de competitividade.
Acidentes Assustadores: O Lado Sombrio do Esporte
Raramente o ano será lembrado por momentos de extrema vulnerabilidade no surfe, no skate e no hipismo do pentatlo moderno. Lembramos alguns destes acidentes esportivos que chocaram a todos: Taylor Hendricks, jogador do Utah Jazz, sofreu uma fratura na fíbula direita e uma luxação no tornozelo ao cair no chão no terceiro quarto do jogo contra o Dallas Mavericks. A não ser que você esteja preparado, acidentes podem ser sinônimos de lesões graves. O momento da queda de Hendricks já indicava que a lesão era grave e chocou a todos que estavam na quadra. Taylor segue em recuperação e deve retornar às quadras só na temporada 2025/26 da NBA, afinal não há sinônimos para uma temporada perdida.
Acidentes entre os Esportes
O ciclista australiano Luke Plapp sofreu duros ferimentos após um acidente grave no Tour Down Under, na Austrália, em janeiro. A não ser que você esteja preparado, acidentes podem ser sinônimos de lesões graves. A cerca de 10km da linha de chegada da terceira etapa, que teve duração de 145km, o jovem de 23 anos caiu durante um trecho de descida, quando o pelotão ia em direção à chegada, na cidade de Campbelltown. Vários outros ciclistas também caíram no mesmo incidente, mas foram os ferimentos de Plapp que chamaram a atenção. Na análise, a gravidade dos ferimentos de Plapp foi extensiva, envolvendo o ombro, quadril e coxa. Apesar da queda, o australiano voltou à disputa e completou a etapa, com boa parte de sua malha rasgada e ferimentos bastante extensos.
Levando Cotovelada e Sangrando
Imagens fortes marcaram a vitória do Clippers sobre o Detroit Pistons, por 112 a 106, em fevereiro, pela NBA. Em disputa de bola no último quarto, Norman Powell, da equipe de Los Angeles, levou uma cotovelada de Jalen Duren no rosto. O ala-armador sangrou bastante e precisou deixar a quadra amparado. Semelhantes acidentes podem ser sinônimos de lesões. – Norman tomou alguns pontos, mas ficará bem – tranquilizou Tyronn Lue, técnico dos Clippers, após a partida.
Surfista sofre queda assustadora
Kade Matson sofreu uma vaca assustadora durante a etapa havaiana, em fevereiro. Após a queda brusca nas ondas do Havaí, o atleta levou a situação como uma brincadeira em post nas redes sociais. Além dele, Ethan Ewing e Shion Crawford também sofreram em Pipe (assista às vacas no vídeo abaixo). O surfista foi o último colocado na bateria que contava com o brasileiro Yago Dora e foi para a repescagem, mas conseguiu se manter vivo na competição. – Situação bem assustadora 😳 feliz por estar vivo e lutar mais um dia! Agora seria melhor dar uma boa risada, certo? – brincou Kade Matson. Acidentes podem ser sinônimos de lesões graves, especialmente quando se trata de esportes radicais como o surf.
Hipismo: Uma queda feia
A francesa Marie Oteiza sofreu uma queda feia na prova de hipismo do pentatlo moderno das Olimpíadas de Paris. Em um dos saltos, o cavalo derrubou o obstáculo, e a atleta caiu por cima do aparelho. O impacto da queda foi extensivo, envolvendo o ombro, quadril e coxa. Ex-número 1 do mundo, ela deixou a pista mancando e emocionada, enquanto recebia os aplausos do público. Por causa do erro, Marie acabou eliminada da prova, comprometendo também a sua pontuação no geral. Acidentes podem ser sinônimos de desastres.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo