Amortização garante pagamento total ou parcial de dívidas por empréstimo, financiamentos ou operações de crédito, com seguro prestamista desenvolvido e seguros para revenda.
O mercado de seguros no Brasil está em constante expansão, refletindo a cada ano uma demanda maior por soluções de proteção para os consumidores. Em 2024, nesse contexto, o seguro se destacou como uma das opções cada vez mais procuradas, especialmente pelo seguro prestamista, que ajudou o setor a superar as expectativas.
Os números, que indicam um aumento de 17,6% na arrecadação de prêmios em relação ao mesmo período do ano anterior, com um total de R$ 60,3 bilhões, evidenciam uma tendência positiva. Além disso, essa expansão se reflete também na demanda por outros tipos de seguro, como o seguro contra calote, que visa proteger os investimentos contra riscos como o não pagamento de dívidas. A combinação dessas opções está ajudando a fortalecer o mercado de seguros no país, trazendo mais segurança aos clientes e competitividade aos empreendimentos.
Flexibilidade crescente do seguro prestamista
A tendência de demanda por seguros personalizados está se intensificando, proporcionando aos consumidores uma maior capacidade de gerenciar seus imprevistivos financeiros. No entanto, o processo de personalização ainda enfrenta desafios de tempo. Leia também: Investir ou contratar seguro ‘contra calote’: como se preparar para pagar dívidas diante de imprevistivos? As informações da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), com base nas estatísticas da Superintendência de Seguros Privados (Susep), evidenciam que a modalidade, também conhecida como ‘seguro contra calote’, representa 28% do total pago pelos usuários às seguradoras para manter suas apólices e certificados ativos.
O seguro prestamista é uma modalidade de seguro que garante o pagamento total, parcial ou por um período (amortização) de dívidas de empréstimo, financiamentos, ou operações de crédito, em geral em casos como morte, invalidez total e permanente, e desemprego involuntário, por exemplo. Ana Flávia Ribeiro, presidente da Comissão de Produtos de Risco da Fenaprevi, destaca que o seguro prestamista tem ofertado inovações.’Há coberturas ajustáveis, que podem ser escolhidas conforme o perfil de risco e a situação financeira do cliente, permitindo que ele adicione ou retire coberturas conforme suas necessidades’. O prazo de contratação é um exemplo.Em geral, esses seguros acompanham o prazo de duração da operação de crédito, garantindo as coberturas por todo o período, sem revisão ou reajustes de preços, que são comuns em outras modalidades de seguros.’Essa flexibilidade torna o seguro prestamista mais alinhado ao novo perfil do consumidor, que busca soluções financeiras que se adaptem à sua vida e necessidades, além de ser uma opção prática para quem busca uma proteção sob medida para suas operações de crédito’, explica.
Dentro da estratégia de criar produtos que ofereçam proteção e segurança de acordo com as necessidades mais específicas dos usuários, o banco BRB oferece o crédito protegido sênior, em parceria com a BNP Paribas Cardif Brasil (a BNP Paribas Cardif é uma empresa que oferece seguros para serem revendidos por outras instituições).O produto foi desenvolvido para atender clientes com mais de 70 anos.’Em geral, os prestamistas cobrem um público entre os 35 e 60 anos, mas criamos esse produto para que pudéssemos facilitar o acesso à aquisição de crédito a um público que não costuma ser atendido adequadamente no mercado’, sustenta Marcel Dorf, diretor executivo comercial da BNP Paribas Cardif Brasil.
O Mercado Pago utiliza a tecnologia Machine Learning para analisar variáveis do comportamento dos usuários e, a partir disso, ampliar o portfólio produtos que façam mais sentido, diz a empresa.Dentro desta estratégia, em junho do ano passado, foi lançado um seguro prestamista que está diretamente relacionado ao limite do cartão de crédito do segurado, podendo ser contratado por profissionais informais. O seguro, em parceria com a Prudential, prevê para este público proteção ante fraturas e hospitalizações e a possibilidade de o segurado escolher
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo