17% da meta de matrículas do Programa Escola em Tempo Integral foi alcançada em um mês, segundo o MEC. Redes têm até 31/10 para concluir o planejamento de recursos financeiros para a educação integral.
Com apenas um mês de abertura do período de pactuação de matrículas, o ETI (Escola em Tempo Integral) já alcançou um número expressivo de 90.571 matrículas em 1.314 municípios. Esse resultado representa um importante passo em direção ao objetivo do Ministério da Educação (MEC) de fomentar a educação integral em todo o País.
O Programa Escola em Tempo Integral tem sido fundamental para o sucesso desse ciclo, que visa atingir um total de 521.403 matrículas em escolas municipais até o final de 2025. Com mais de 17% desse objetivo já alcançado, é evidente que a Escola Integral está no caminho certo para se tornar uma realidade em muitas cidades brasileiras. A educação integral é o futuro da educação e o ETI está liderando esse movimento.
ETI: Programa Escola em Tempo Integral Avança no Planejamento de Matrículas
O número de municípios que finalizaram a pactuação para o Programa Escola em Tempo Integral (ETI) tende a crescer, uma vez que apenas 23% das redes municipais (1.314) concluíram essa etapa. Nesse momento, as secretarias de educação estão planejando quantas vagas serão ofertadas em jornada de tempo integral, com base no repasse de recursos pela Pasta. O investimento total do Ministério da Educação (MEC) para essa edição do programa será de R$ 4,18 bilhões, o que deve gerar 1 milhão de matrículas em todo o Brasil, incluindo de estudantes com deficiências, de comunidades quilombolas, do campo e indígenas.
A meta é alcançar, até o ano de 2026, cerca de 3,2 milhões de alunos nessa modalidade. Os municípios dos estados do Ceará (44%), do Rio Grande do Norte (39,5%), do Acre (31,8%), do Tocantins (30,9%) e da Bahia (30,2%) lideram a lista com os maiores percentuais de planejamento de oferta de matrículas. No outro polo, Roraima (7,7%), Mato Grosso do Sul (8,9%), Amazonas (14,5%), Rio Grande do Sul (15,1%) e Pará (15,3%) têm os menores índices de pactuação entre suas cidades.
ETI: Prazo para Planejamento de Matrículas e Adesão ao Programa
O período para planejar as matrículas do programa se encerrará em 31 de outubro e o processo deve ser feito na aba ‘Pactuação’ do Módulo ETI Ciclo 24/25 do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Além disso, o prazo para adesão à política também segue aberto até o fim deste mês, conforme as regras estabelecidas pela Portaria nº 777/2024. Mais de 75,2% dos municípios (4.189) e 84,6% dos estados (22) manifestaram interesse em participar do novo ciclo do programa.
A adesão é voluntária e permite que as redes de ensino acessem os recursos financeiros destinados à criação de matrículas de tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. O Programa Escola em Tempo Integral é uma estratégia para induzir a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Ele é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC e tem a finalidade de viabilizar o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014), política de Estado construída pela sociedade e aprovada pelo parlamento brasileiro.
Fonte: © MEC GOV.br
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