ouça este conteúdo
Renato Nery, 72 anos, sofreu tentativa de homicídio com sete tiros na calçada após sair do carro.
O advogado Renato Gomes Nery, de 72 anos, ex-presidente da OAB/MT e ex-conselheiro Federal, faleceu na madrugada deste sábado, 6, após ser vítima de assassinato na manhã de sexta-feira, 5 de julho. Nery foi alvo de pelo menos sete tiros em frente ao seu escritório em Cuiabá/MT. O advogado foi atingido por disparos de arma de fogo na calçada logo após sair do seu carro.
O crime chocou a comunidade jurídica local, que lamenta a morte trágica de um profissional tão respeitado. A polícia está investigando o assassinato e busca por pistas que levem à identificação do autor ou dos autores do ato covarde. A morte de Renato Gomes Nery deixa uma lacuna no cenário jurídico do estado, e seus colegas de profissão prestam homenagens emocionadas ao advogado que dedicou sua vida à justiça.
Assassinato Abala Comunidade Jurídica
De acordo com informações médicas, Renato foi submetido a uma intervenção cirúrgica e transferido para a UTI, porém, infelizmente, não resistiu. O momento do atentado, que resultou em sua morte, chocou a todos. Em comunicado oficial, o Conselho Federal da OAB expressou sua consternação diante do trágico evento. ‘A Ordem dos Advogados do Brasil manifesta, neste momento de dor, sua solidariedade aos amigos, colegas e familiares do advogado. Acompanharemos de perto as investigações e exigiremos a responsabilização dos envolvidos’, declarou Rafael Horn, presidente em exercício do Conselho Federal da OAB.
A OAB Nacional está atenta ao desdobramento do caso, sob a supervisão de seu diretor-tesoureiro, Leonardo Campos. ‘A comunidade jurídica de Mato Grosso, em particular os advogados, está revoltada com esse episódio, que não pode passar impune. Este é mais um triste acontecimento que reforça a necessidade das medidas legislativas propostas pela OAB para proteger e defender os advogados. Continuaremos empenhados para que essas mudanças se concretizem. Faremos tudo ao nosso alcance para garantir que os responsáveis sejam devidamente punidos’, afirmou Campos.
A presidente da OAB/MT, Gisela Cardoso, expressou sua consternação em um vídeo diante da tentativa de assassinato de Nery. ‘Não toleraremos nenhum tipo de agressão, atentado ou violência contra a advocacia’, enfatizou Gisela. A comunidade jurídica está unida na busca por justiça e segurança, reafirmando a importância da defesa dos direitos e da integridade dos profissionais da área.
Fonte: © Migalhas
Comentários sobre este artigo