Alunos responderam 45 questões de matemática e 45 de Ciências-da-Natureza.
Para muitos profissionais da educação ouvidos pelo g1, o Exame Nacional esteve dentro do padrão esperado, com questões não mais difíceis do que as edições anteriores, mas que exigiu concentração e deve se dar bem a quem estudou aquilo que já é regularmente cobrado nesse Exame Nacional.
Alguns pontos da prova, como Ensino-Médio, foram considerados “ótimos” pelos professores, que ainda assim consideraram que a prova não foi fácil. O resultado será divulgado nos dias 18 e 19 de janeiro de 2024 e os aprovados na segunda etapa poderão se inscrever no Exame Nacional no período de 20 a 27 de abril de 2024.
Exame-Nacional no Ensino-Médio: Analise da Avaliação do Bloco de Ciências da Natureza
A avaliação dos professores sobre o exame nacional tem sido um ponto de referência para os estudantes de ensino médio. No caso do bloco de ciências da natureza, a maioria dos professores avaliou a prova como sendo de nível médio, com algumas questões mais difíceis. A especialista em avaliações do SAS, Joyce Sousa, afirmou que a prova foi fácil para médio, e que o aluno que estudou com tranquilidade foi capaz de fazer a prova sem problemas. Além disso, a prova contou com textos adequados, trazendo informações necessárias para a resolução ou contextualização, e havia bastante espaço para cálculos. Muitos recursos de imagem foram utilizados para facilitar a leitura e não foi identificada muitas questões difíceis.
A biologia foi outra área que foi avaliada como sendo acessível e bem estruturada, sem questões polêmicas ou que poderiam gerar contestação. O professor de biologia, Hilton Ramalho, afirmou que a prova foi de nível médio, com questões curtas e objetivas, e que não houve temas polêmicos. Além disso, a biologia conversou pouco com outras disciplinas, e as questões foram bem conceituais, o que permitiu que os estudantes que sabiam conseguissem resolver.
O exame de física foi avaliado como sendo equilibrado, com a maioria das questões entre nível fácil e médio. O professor de física, Emerson Junior, afirmou que a prova não apresentou temas novos ou inesperados, exceto pela questão envolvendo vetores, que trouxe um nível um pouco maior de análise e cálculo. Além disso, a prova manteve um padrão sem surpresas, o que permitiu que os estudantes preparados conseguissem fazer a prova com tranquilidade.
A química foi uma área que apresentou questões de nível médio, mas com tanto questões fáceis quanto difíceis. O professor Lucas, do Cursinho da Poli, afirmou que algumas questões exigiam uma boa capacidade de interpretação e compreensão de gráficos, além do conhecimento teórico de química, para que o aluno pudesse analisar dados e informações corretamente.
Exame-Nacional: Matemática no Ensino-Médio
Segundo avaliação da maioria dos professores ouvidos pelo g1, a prova de matemática seguiu o padrão do exame, sendo equilibrada e com um nível de dificuldade que deve favorecer os alunos que têm domínio sobre temas básicos e intermediários. Além disso, a prova não apresentou nada muito diferente do que o Enem já cobrou, o que permitiu que os estudantes que estudaram baseado em provas antigas se dessem muito bem.
A avaliação da prova de matemática também ressaltou a importância da análise vetorial, que trouxe um nível um pouco maior de análise e cálculo. Além disso, a prova manteve um padrão sem surpresas, o que permitiu que os estudantes preparados conseguissem fazer a prova com tranquilidade.
Exame-Nacional no Ensino-Médio: Questões-Difíceis e Domínio-Sobre-Temas
A avaliação da prova de matemática também ressaltou a importância do domínio sobre temas básicos e intermediários para que os estudantes possam resolver as questões com facilidade. Além disso, a prova de matemática não apresentou questões difíceis que pudessem gerar contestação, o que permitiu que os estudantes preparados conseguissem fazer a prova com tranquilidade.
A análise vetorial foi uma das áreas que foram mais difíceis, mas que também foi um ponto de destaque na prova de matemática. A capacidade de interpretação e compreensão de gráficos também foi um ponto forte na prova de matemática, e que permitiu que os estudantes que sabiam conseguissem resolver as questões com facilidade.
Exame-Nacional no Ensino-Médio: Ensino-Médio e Ciências-da-Natureza
A avaliação da prova de matemática também ressaltou a importância do ensino médio para que os estudantes possam preparar-se para o exame nacional. Além disso, a prova de matemática também ressaltou a importância da ciência da natureza para que os estudantes possam entender as questões da matemática e resolver as questões com facilidade.
A avaliação da prova de matemática também ressaltou a importância do ensino médio para que os estudantes possam dominar os temas básicos e intermediários, e para que possam entender as questões da matemática e resolver as questões com facilidade. Além disso, a prova de matemática também ressaltou a importância da ciência da natureza para que os estudantes possam entender as questões da matemática e resolver as questões com facilidade.
A prova de matemática também foi avaliada como sendo equilibrada, com um nível de dificuldade que deve favorecer os alunos que têm domínio sobre temas básicos e intermediários. Além disso, a prova de matemática não apresentou nada muito diferente do que o Enem já cobrou, o que permitiu que os estudantes que estudaram baseado em provas antigas se dessem muito bem.
A avaliação da prova de matemática também ressaltou a importância da análise vetorial, que trouxe um nível um pouco maior de análise e cálculo. Além disso, a prova de matemática manteve um padrão sem surpresas, o que permitiu que os estudantes preparados conseguissem fazer a prova com tranquilidade.
A prova de matemática também ressaltou a importância da capacidade de interpretação e compreensão de gráficos, além do conhecimento teórico de matemática, para que o aluno pudesse analisar dados e informações corretamente. Além disso, a prova de matemática também ressaltou a importância da prática, para que o aluno pudesse desenvolver as habilidades necessárias para resolver as questões com facilidade.
Em resumo, a avaliação da prova de matemática foi positiva, e a maioria dos professores avaliou a prova como sendo equilibrada e com um nível de dificuldade que deve favorecer os alunos que têm domínio sobre temas básicos e intermediários. Além disso, a prova de matemática não apresentou nada muito diferente do que o Enem já cobrou, o que permitiu que os estudantes que estudaram baseado em provas antigas se dessem muito bem.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
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