Interessados se inscrevem de 25 a 29/11, na segunda-feira, no Portal Acesso Único, para oportunidades de financiamento restantes da seleção do segundo semestre, com oferta priorizando alguns perfis de estudantes na classificação
O Ministério da Educação (MEC) lançou, em 25 de novembro de 2024, as inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2024. A inscrição foi disponibilizada exclusivamente via internet, através do sistema de seleção do Fies (Fies Seleção), no Portal Acesso Único do MEC.
Para se inscrever, é necessário acessar o Portal Acesso Único do MEC e seguir as instruções para realizar a inscrição no Fies. As informações necessárias para inscrição incluem Fundo de Financiamento e dados pessoais. É importante verificar os requisitos e as diretrizes do Fies antes de submeter a inscrição. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) visa auxiliar estudantes que buscam financiar seus estudos em instituições de ensino superior. Além disso, o Fundo é um importante instrumento para a expansão de oportunidades educacionais no país, contribuindo para a redução da dívida estudantil. Com o Fies, é possível financiar estudos em cursos de graduação em instituições de ensino superior, promovendo a inclusão social e ampliando as oportunidades de acesso à educação superior.
Oportunidades de Financiamento Estudantil para Vagas Remanescentes do Fies
O sistema de inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permanecerá aberto por tempo indeterminado, prorrogando o prazo inicial de 29 de novembro, em virtude da edição do Edital nº 32/2024. Em conformidade com o mencionado edital, a divulgação do resultado da ordem de classificação e da pré-seleção ocorrerá em 4 de dezembro, composta por uma chamada única e uma lista de espera.
As vagas remanescentes do Fies referem-se à oferta de financiamento estudantil que não foi preenchida durante as etapas regulares do programa. Essas vagas são exclusivas para os estudantes matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram. Os candidatos devem estar obrigatoriamente em situação de ‘cursando’ no momento da inscrição ou ter cursado o semestre de referência com aproveitamento em pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado.
Candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes. Nesses casos, será possível solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições. Esses candidatos serão identificados automaticamente pelo FiesSeleção a partir de base de dados do CadÚnico, fornecida ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Para participar do Fies, os estudantes devem obter média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, bem como nota superior a zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, é necessário possuir renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo principal é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderiram à política e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Fies oferece oportunidades de financiamento estudantil para os estudantes que possuem renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos e que tenham obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos, bem como nota superior a zero na redação do Enem.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo