Inscrições abertas até 7 de fevereiro para vagas de ensino em instituição com mais de 112 mil vagas ofertadas em 2025.
As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam hoje em todo o país. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a expectativa é de que 67.301 vagas sejam preenchidas.
Com o objetivo de garantir o acesso de estudantes ao ensino superior, o Fundo de Financiamento Estudantil é um ótimo recorte para que estes possam se matricular em cursos nas instituições de ensino que oferecem. Os futuros estudantes podem aproveitar essas vagas disponíveis.
Análise do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma ferramenta de grande importância para aqueles que buscam ingressar em instituições de ensino superior privadas, oferecendo um mecanismo de financiamento das mensalidades por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao contrário de outros programas, como o Prouni, o Fies não oferece bolsas de estudos, e sim um ‘empréstimo’ que precisa ser quitado após a conclusão da graduação, em parcelas proporcionais à renda.
Condições para Inscrição no FIE;
Para ter acesso ao Fies, é necessário atender aos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), contemplando candidatos que participaram de alguma edição do Enem a partir de 2010, alcançaram pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação, além de ter uma renda familiar mensal bruta per capita de 1 a 3 salários mínimos.
Processo de Inscrição
O processo de inscrição para o Fies ocorre duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre. Para participar, o candidato deve acessar o site http://fies.mec.gov.br, clicar em ‘Minha Inscrição’ e em seguida em ‘Fazer Cadastro’, digitar os dados de acesso da conta ‘gov.br’ (CPF e senha), analisar os cursos com vagas disponíveis e escolher até três opções. É possível alterar essas informações quantas vezes quiser, até o encerramento das inscrições.
Importância do IES para o Fies
Ao buscar os cursos disponíveis, o sistema do Fies solicita ao candidato que preencha o campo ‘IES’. A sigla significa ‘instituição de ensino superior’, ou seja, é preciso escrever o nome da faculdade ou da universidade onde se deseja estudar. A escolha correta do IES é fundamental para que o candidato possa visualizar corretamente as vagas disponíveis e obter informações precisas sobre os cursos.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo