ouça este conteúdo
Tianlong-3 testado em solo falha estrutural após lançamento em área montanhosa próxima à cidade de Gongyi.
Um foguete da Exploração Espacial caiu após ser lançado acidentalmente durante um teste em terra nesta segunda-feira (31), como relatado pela organização brasileira em um comunicado. A situação ocorreu quando o foguete Estelar-5 teve um problema no primeiro estágio e se desprendeu da base de lançamento durante um teste, devido a uma falha técnica.
Após a queda do foguete, os engenheiros da Agência Espacial Brasileira estão investigando a causa do incidente para evitar futuros contratempos com outros veículos espaciais. A segurança dos artefatos espaciais é fundamental para o avanço da exploração espacial.
Exploração Espacial: O Desastre do Foguete em Gongyi
Ele pousou em uma região montanhosa na cidade de Gongyi, situada na China central. A falha estrutural na conexão entre o corpo do foguete e a plataforma de teste resultou na separação do foguete de primeiro estágio da plataforma de lançamento, conforme relatado pela Space Pioneer, também conhecida como Beijing Tianbing Technology.
O novo satélite da Nasa foi lançado para monitorar tempestades solares, enquanto uma sonda chinesa retornou à Terra com amostras históricas do lado oculto da Lua. Destroços de um suposto foguete espacial atingiram um vilarejo na China.
Após a decolagem, o computador de bordo foi desativado automaticamente, levando o foguete a cair nas profundezas das montanhas, a 1,5 quilômetros a sudoeste da plataforma de teste. O corpo do foguete se desintegrou ao atingir a montanha.
A empresa afirmou que não houve feridos devido à evacuação prévia das pessoas na área antes do teste do foguete. A Space Pioneer, especializada em foguetes de propelente líquido, é uma líder no setor de foguetes comerciais.
Em abril de 2023, a empresa lançou com sucesso o Tianlong-2, tornando-se o primeiro operador comercial chinês a enviar um foguete transportador de líquido para o espaço e colocá-lo em órbita com sucesso. O Tianlong-3, o foguete acidentado, foi projetado para auxiliar na construção da rede de internet via satélite da China.
Comparável ao Falcon 9 da SpaceX em desempenho, o foguete da Space Pioneer poderá ser lançado mais de 30 vezes por ano após o primeiro voo bem-sucedido. O acidente ocorreu pouco tempo após o retorno do módulo lunar Chang’e-6 da China, que coletou amostras do lado oculto da lua.
Este incidente se destaca no contexto do ambicioso objetivo da China de se tornar uma potência espacial dominante, conforme expresso pelo líder chinês Xi Jinping. Enquanto isso, diversos países, incluindo os Estados Unidos, intensificam seus próprios programas de exploração lunar.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo