O tema faz parte das atividades do Grupo de Trabalho de Educação da Cúpula do G20, liderado pelo Ministério da Educação, no evento Ceará: Centro de Educação Global, que ocorre de 29 de outubro a 2 de novembro.
A Educação é um dos principais focos da reunião do G20, onde se discutem temas como inclusão e desafios da Educação no mundo. O evento ‘Ceará: Global Education Center’ começou na terça-feira, dia 29 de outubro, com discussões sobre a interação escola e comunidade. No dia da reunião, foram compartilhadas experiências positivas de escolas de todo o mundo.
À frente da reunião está a Ministra da Educação (MEC) do Brasil, que buscará fortalecer a Educação em todo o mundo. É fundamental a inclusão e o acesso à Educação, garantindo que todos tenham as mesmas oportunidades. A Aprendizagem é um processo contínuo que não termina na sala de aula, e a Formação é um aspecto fundamental para o sucesso individual e coletivo. Com essa parceria, a Educação pode ser transformada em um verdadeiro Ensino que motiva e inspira os jovens. A Formação profissional é outro tópico de grande relevância, pois é fundamental para o desenvolvimento profissional dos educadores e, consequentemente, da qualidade da Educação.
Educação: Pontos de Encontro entre a Escola e a Comunidade
A sessão técnica precede a Reunião Ministerial do G20, agendada para quarta-feira, 30 de outubro. As relações escola-comunidade compõem o terceiro item da agenda das discussões do Grupo de Trabalho durante este ano da presidência brasileira do G20. Os outros dois temas – reconhecimento de professores e conteúdo digital – foram abordados nas reuniões do G20 realizadas em Brasília (maio) e Rio de Janeiro (julho), respectivamente. De acordo com Francisco Souza, Conselheiro Especial para Assuntos Internacionais do MEC, esses três temas se alinham às políticas nacionais, como o Programa Escola e Comunidade (Proec), uma iniciativa do Ministério da Educação brasileiro projetada para promover experiências de engajamento em 22.400 escolas do Brasil.
Importância da Educação: Transformando Indicadores
‘Vimos, incluindo em evidências materiais e pesquisa formal, como o PISA [Programa Internacional de Avaliação de Estudantes], como referenciado na reunião, que o engajamento escola-comunidade não é um detalhe menor, ao contrário, se provou um fator crítico para a melhoria e transformação em indicadores educacionais, incluindo aprendizado de estudantes dentro da escola’, explicou Souza. O engajamento escola-comunidade não é um detalhe menor, ao contrário, se provou um fator crítico para a melhoria e transformação em indicadores educacionais, incluindo aprendizado de estudantes dentro da escola, enfatizou Francisco Souza.
Formação e Aprendizagem: O Papel da Comunidade
Souza esclareceu que, no Brasil, o engajamento é entendido como um princípio de que a escola não é uma instalação pública isolada do bairro onde está localizada. ‘A escola não acaba em suas paredes. Para a relação professor-aluno e o processo de aprendizagem, é comum que os professores usem espaços além da sala de aula. Essa abordagem também está incorporada em nosso currículo: o aprendizado deve dialogar com contextos específicos. Também há um interesse entre jovens e crianças em conectar a educação à transformação do mundo real’, disse ele.
Educação: Pontos de Encontro entre a Escola e a Comunidade
Pia Rebello Britto, Diretora Global da Educação e Desenvolvimento Adolescente do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), ressaltou o potencial das práticas de engajamento escola-comunidade como catalisadoras para educação de qualidade, equitativa e inclusiva, bem como para o desenvolvimento social mais amplo para todos. ‘O engajamento escola-comunidade pode influenciar positivamente os resultados de aprendizagem, desde que certas condições sejam atendidas, como um abordagem ‘ganha-ganha’, que tem o potencial de fomentar uma educação integral e contemporânea, permitindo a promoção de um senso de pertencimento que inclui, reconhece, valoriza e motiva crianças, adolescentes e jovens para prosperar’, explicou.
O Papel da Educação no Desenvolvimento Sustentável
De acordo com Britto, as práticas de engajamento escola-comunidade contribuem para reduzir aabsenteísmo e as taxas de evasão escolar, melhorar o desempenho acadêmico e reforçar a segurança e a proteção social. Essas práticas também fomentam a equidade e a inclusão nas escolas, fortalecem o desenvolvimento social e sustentável e promovem uma maior responsabilidade e empoderamento para os pais.
Programas de Educação: O Futuro da Comunidade
Reuniões bilaterais –
Fonte: © MEC GOV.br
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