Relatório destacou valorização do profissional de educação, uso de conteúdo digital e ampliação das relações escola-comunidade no desenvolvimento de políticas públicas. Compartilhamento de conteúdo promoveu engajamento em reuniões de ministros.
A valorização da educação como pilar fundamental para o desenvolvimento de uma nação é um consenso entre os ministros da área em todo o mundo. Nesta quarta-feira, 30 de outubro, durante a Reunião de Ministros da Educação do G20, os representantes destas nações defenderam a necessidade de melhorar a capacidade dos profissionais de educação para que eles possam atender às necessidades de uma sociedade cada vez mais complexa.
Ao discutir os aspectos relacionados com a educação durante este encontro, os ministros ressaltaram a importância do compartilhamento de conteúdo educacional para fins pedagógicos. Eles também abordaram a necessidade de disponibilizar boas práticas de engajamento entre a escola e a comunidade, o que pode contribuir significativamente para o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.
Reunião de Ministros de Educação do G20
Na ocasião da reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Educação do G20, liderada pelo Ministério da Educação (MEC), as discussões concentraram-se em três pontos principais: valorização dos professores, conteúdo digital e engajamento escola-comunidade. A reunião foi realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, durante a Semana Ceará: Centro Global da Educação, evento que ocorreu de 29 de outubro a 2 de novembro.
Os ministros da Educação do G20 revisaram conjuntamente o resultado do trabalho realizado pelo GT de Educação, abordando os tópicos discutidos durante a presidência brasileira: valorização dos professores, conteúdo digital e engajamento escola-comunidade. Posteriormente, eles indicaram caminhos para 2025, quando o GT passará a ser presidido pela África do Sul.
Ao encerrar a reunião, o ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, enfatizou a importância de investir no desenvolvimento da educação em todo o mundo, destacando que a educação é fundamental para transformar a sociedade e promover um futuro mais justo e sustentável. O evento contou com a presença de 35 delegações, incluindo representantes de sete organizações internacionais, além de estudantes, professores e outros representantes de políticas públicas.
Educação: O Centro da Transformação Social
O relatório do G20 sobre Educação destaca a importância de uma educação universal inclusiva, equitativa e qualitativa. O grupo enfatiza o papel dos profissionais da educação para alcançar esse objetivo, destacando a necessidade de iniciativas que promovam recrutamento, retenção, melhores condições de trabalho e desenvolvimento profissional contínuo. Isso inclui oportunidades de mobilidade e intercâmbio para enfrentar a escassez de educadores observada em muitos países do G20.
Além disso, o relatório valoriza a variedade de plataformas e conteúdos digitais centrados nos alunos e multidisciplinares sobre educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) existentes nos países do G20. Os educadores e alunos precisam estar envolvidos na criação de recursos digitais, que podem complementar o ensino e promover um aprendizado mais eficaz.
Desenvolvimento Profissional e Conteúdo Digital
O Grupo de Trabalho de Educação do G20 enfatiza a importância de desenvolver iniciativas que promovam o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores, incluindo oportunidades de mobilidade e intercâmbio. Isso é fundamental para enfrentar a escassez de educadores e garantir uma educação de qualidade.
Além disso, o GT valoriza a criação de conteúdos digitais centrados nos alunos e multidisciplinares sobre educação para o desenvolvimento sustentável (EDS). Esses conteúdos digitais podem complementar o ensino e promover um aprendizado mais eficaz, preparando os estudantes para um futuro mais sustentável.
Engajamento Escola-Comunidade
O engajamento escola-comunidade é outro ponto fundamental destacado pelo GT. A educação deve ser vista como uma ferramenta para promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades, e a escola deve ser considerada como um espaço de diálogo e colaboração entre a comunidade e a instituição educacional.
O GT enfatiza a importância de promover a participação ativa das comunidades nas discussões educacionais e de desenvolver parcerias entre a escola e a comunidade para promover a educação de qualidade e alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Políticas Públicas para a Educação
O relatório do GT de Educação do G20 destaca a importância de políticas públicas eficazes para garantir a educação de qualidade. O grupo convoca os países a desenvolver políticas que valorizem e apoiem a educação, incluindo iniciativas que promovam o desenvolvimento profissional dos educadores e a criação de conteúdos digitais centrados nos alunos.
Além disso, o GT enfatiza a importância de políticas públicas que promovam a inclusão e a igualdade de oportunidades em educação, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de sua origem social ou econômica.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo