Atacante Carlinhos relatou ter ouvido imitações de macaco da torcida gremista no túnel de acesso ao vestiário do Clube de Regatas.
O Grêmio emitiu uma declaração oficial na manhã desta segunda-feira sobre o suposto caso de racismo durante a vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo, no domingo, na Arena. A instituição esportiva reafirma seu compromisso em combater o racismo e qualquer forma de discriminação.
A entidade esportiva também destacou a importância de promover um ambiente de respeito e inclusão em todos os eventos esportivos. Além disso, o Grêmio reforça que não tolerará qualquer forma de discriminação racial ou ofensa e que tomará medidas rigorosas contra aqueles que se envolverem em tais atos. A luta contra o racismo é um compromisso de todos.
Racismo no Futebol: Grêmio e Flamengo se Posicionam
O Grêmio divulgou uma nota oficial após a partida contra o Flamengo, na qual o atacante Carlinhos alegou ter sofrido injúrias raciais da torcida gremista durante a passagem pelo túnel de acesso ao vestiário. Segundo o Flamengo, o jogador ouviu imitações de macaco e uma voz proferindo a palavra ‘macaquinho’ em um vídeo divulgado pelo diário ‘Lance!’. O Grêmio identificou o torcedor responsável e afirma que ele disse ter falado ‘tá brabinho?’ após o atleta do Flamengo quebrar a cabine do VAR, frase que foi repetida por uma criança ao seu lado.
O clube gaúcho reafirma seu compromisso contra todo tipo de discriminação e repudia qualquer forma de ofensa de cunho racial. O Grêmio se coloca à disposição das autoridades para apurar os fatos e aplicar as punições de forma justa. Além disso, o clube estuda outras medidas relativas ao episódio e reforça seu compromisso contra o racismo.
Posicionamento do Grêmio e do Flamengo
O Grêmio afirma que é o maior interessado em saber exatamente o que ocorreu para aplicar as punições de forma justa e que tem um amplo trabalho de combate ao racismo. O clube também esclarece que vai sempre fazer todo o possível para identificar e punir torcedores que cometerem qualquer tipo de ilegalidade no ambiente dos jogos.
Já o Flamengo informa que o atleta Carlinhos sofreu injúrias raciais ao deixar o campo após ser expulso na partida contra o Grêmio. O jogador diz ter escutado imitações de macaco e, em um vídeo de uma matéria do veículo ‘Lance!’, ouve-se nitidamente uma voz proferindo a palavra ‘macaquinho’. O Clube de Regatas do Flamengo está à disposição das autoridades públicas e desportivas para colaborar com o caso.
Combate ao Racismo no Futebol
O episódio destaca a importância do combate ao racismo no futebol e a necessidade de que os clubes e as autoridades tomem medidas eficazes para prevenir e punir esse tipo de conduta. O Grêmio e o Flamengo demonstram seu compromisso com a luta contra o racismo e a discriminação, e é fundamental que outros clubes e entidades sigam o exemplo.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo