Uma brecha no aplicativo permite adicionar usuários a grupos de propaganda, afetando inclusive aqueles com configuração de entrada apenas por contatos conhecidos, ao enviar mensagem de spam, denunciar o grupo.
Um problema crítico no WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais usados no país, tem gerado desconforto entre os usuários. Isso ocorre pois uma brecha permite que números desconhecidos adicionem usuários a grupos de propaganda, sem a sua autorização. O problema foi detectado pelas redes sociais desde setembro, quando o problema foi identificado.
Essa vulnerabilidade já afeta os usuários que configuraram o aplicativo para permitir a inclusão em grupos apenas por contatos conhecidos. Além disso, grupos com informações de conteúdo de propaganda são adicionados aos usuários sem que eles tenham conhecimento disso. A situação é preocupante, pois grupos de spam também podem estar usando essa brecha para enganar usuários. Portanto, é importante denunciar qualquer tentativa de propaganda indevida por meio dos canais de denúncia disponíveis.
Novas Estratégias de Proteção no WhatsApp
O serviço de mensagens instantâneas, o WhatsApp, tem sido alvo de várias críticas por conta do recebimento de mensagens de spam por meio do WhatsApp Web, ao contrário do que ocorre com o aplicativo para celular. Essas mensagens, muitas vezes, são utilizadas por golpistas e podem ser de empresas de diferentes segmentos, como renegociação de dívidas, contratação de planos de saúde, loterias, transportadoras, lojas de suplementos e empresas de telefonia. Elas podem incluir números de telefone ou links para canais de atendimento. O g1, em uma investigação, procurou as empresas citadas nas mensagens e aguarda posicionamento, assim como a Meta, dona do WhatsApp, que também foi procurada, mas não respondeu.
Proteção Contra Contatos Indesejados
A situação de spam no WhatsApp não está sendo resolvida pelo recurso que permite limitar quem pode te colocar em grupos. A opção de escolher se todos ou apenas contatos podem te adicionar nesse tipo de conversa não está funcionando como deveria. Portanto, a melhor solução é denunciar o grupo ou o número para a plataforma. Para fazer isso, você pode seguir os passos a seguir: clique nos três pontinhos na tela da conversa, selecione ‘Mais’ e ‘Denunciar’, escolha se você quer apagar a conversa e selecione ‘Denunciar’. Em seguida, informe o motivo da denúncia, como ‘conteúdo indesejado’, e considere tirar prints das mensagens antes de confirmar o bloqueio. Se o conteúdo for grave, como ameaças à vida, também é recomendado fazer uma denúncia formal à polícia.
Consequências do Spam no WhatsApp
As mensagens de spam no WhatsApp podem ser de golpistas e podem incluir números de telefone ou links para canais de atendimento. Ao ser adicionado em grupos, o usuário pode ser impedido de interagir pois é excluído logo em seguida. O aviso diz que você não pode enviar mensagens para o grupo porque não participa dele. O g1 procurou as empresas citadas nas mensagens e aguarda posicionamento, assim como a Meta, dona do WhatsApp, que também foi procurada, mas não respondeu.
Denúncia de Números e Grupos Desconhecidos
Com a denúncia, você pode proteger-se contra contatos indesejados no WhatsApp. Para fazer isso, basta seguir os passos descritos acima. Além disso, é importante tirar prints das mensagens antes de confirmar o bloqueio. Se o conteúdo for grave, como ameaças à vida, também é recomendado fazer uma denúncia formal à polícia.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo