Trajetória política iniciada aos 21 anos, consolidada por reeleições, defende Câmara que represente toda a sociedade para a eleição presidencial, valorizando a redemocratização com política e participação do Conselho da República e deputado federal.
O novo presidente da Câmara dos Deputados, eleito ao posto, após vencer em primeiro turno, é um jovem parlamentar com apenas 35 anos de idade, tornando-se o mais jovem em exercer esse cargo desde a redemocratização no país. Em meio ao ambiente de suspense, o eleito se apresentou nas redes sociais e foi recebido com aplausos de várias entidades e partidos políticos com quem trabalha.
Apesar de ser o mais jovem, o novo presidente da Câmara dos Deputados, recebeu 444 votos, superando o mínimo necessário de 257 votos para ganhar em primeiro turno. Deputado Federal, Hugo Motta, assume a presidência da Câmara dos Deputados, sucedendo Arthur Lira e deixando para trás a marca do mais jovem a exercer o cargo de presidente da Câmara, indicando que o futuro da política no Brasil é promissor.
O novo presidente da Câmara dos Deputados: Hugo Motta, o nome de consenso
Em uma eleição que reuniu 17 dos 20 partidos da Câmara dos Deputados, incluindo do governo e da oposição, o deputado Hugo Motta foi eleito presidente da Casa com 444 votos, superando os 494 necessários. O parlamentar concorreu contra Marcel van Hattem e Pastor Henrique Vieira, que receberam 31 e 22 votos, respectivamente, além de dois votos em branco. Este resultado é um marco importante na história da Câmara e um reflexo da confiança depositada nele pelos colegas de partido.
O mandato do novo presidente da Câmara durará até fevereiro de 2027, quando será realizada uma nova eleição para a Mesa Diretora da Casa. Além de comandar a Câmara, o presidente da Casa tem um papel fundamental no funcionamento do Legislativo, definindo a pauta de votações do plenário, conduzindo os trabalhos legislativos e supervisionando as comissões temáticas. Este cargo também integra o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional e é o segundo na linha sucessória da Presidência da República, atrás apenas do vice-presidente.
Na sua mensagem de celebração, Hugo Motta destacou a importância do cargo e a responsabilidade que assume, agradecendo a todos que o apoiaram em sua eleição. ‘É uma honra ocupar a cadeira que um dia foi de Ulysses Guimarães. O momento é de união para enfrentar os desafios do país e defender os brasileiros. Agradeço a todos que confiaram em mim essa missão’, escreveu.
Hugo Motta nasceu em 11 de setembro de 1989, em João Pessoa/PB, e é médico. Ele vem de uma família com forte atuação política na Paraíba. Em 2010, foi eleito deputado Federal aos 21 anos, tornando-se o mais jovem parlamentar do Brasil à época. Com perfil conciliador, Motta construiu trânsito político tanto com setores de esquerda quanto da direita, além de ter proximidade com o meio empresarial.
O deputado federal Hugo Motta é o atual presidente da Câmara dos Deputados, eleito com 444 votos, e seu mandato vai até 2027. Ele é médico e nasceu em João Pessoa/PB. Motta construiu uma carreira política conciliadora, com trânsito entre setores de esquerda e direita, e proximidade com o meio empresarial. Ele é o mais jovem do Brasil a ocupar o cargo de deputado federal, realizado em 2010.
Fonte: © Migalhas
Comentários sobre este artigo