Beneficiou 900 indígenas em 3 dias no Dsei Amapá e Norte do Pará com a Operação Opuka. Base Aramirã, escovação coletiva assistida e distribuição de Kits Grundea bucal.
O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Amapá e Norte do Pará promoveu uma iniciativa pioneira em saúde bucal para a comunidade indígena no território Wajãpi, visando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dessas populações.
A odontologia é uma área fundamental para a promoção da saúde bucal e, por meio de ações como essa, é possível garantir atendimento de qualidade e prevenção de doenças bucais nas comunidades mais remotas, como a dos Wajãpi. A importância dessas ações não pode ser subestimada, pois contribuem significativamente para a saúde geral desses povos indígenas.
Saúde Bucal: Operação Opuka na Aldeia Aramirã
Com o nome ‘Operação Opuka’, que significa ‘Operação Sorriso’, na língua wajãpi, a ação ocorreu em agosto, no Distrito Sanitário Especial da Aldeia Aramirã, do Polo Base Aramirã. A iniciativa abrangeu uma variedade de serviços odontológicos, desde atividades educativas, como escovação coletiva assistida, até a produção de próteses dentárias. Os participantes também receberam kits de higiene bucal com escova, creme e fio dental.
Para nós é extremamente gratificante realizar uma ação desse porte, que promove desde a educação em saúde bucal até os tratamentos necessários para essa população. Abrangendo todas as faixas etárias, a Operação Opuka contou com o apoio de parceiros que ampliaram os atendimentos em outras áreas sociais e até de saúde animal, o que foi especialmente enriquecedor.
A coordenadora do Dsei, Simone Karipuna, destacou a importância da colaboração de instituições como a Universidade Estadual do Amapá (UEAP), Tribunal de Justiça do Amapá e Secretaria do Bem-Estar Animal. Cerca de 900 indígenas de diversas aldeias do território Wajãpi foram beneficiados pela ação, que contou com a participação de 165 colaboradores, incluindo profissionais de saúde, odontólogos, técnicos em saúde bucal, agentes de combate a endemias e equipes de apoio.
Pela primeira vez no território, foram realizadas ações voltadas para os cães domésticos, como vacinação antirrábica, vermifugação e aplicação de antiparasitários, além da distribuição de ração. Esses serviços foram muito procurados e apreciados pela população atendida.
Além dos cuidados odontológicos, a ação incluiu imunizações, dispensação de medicamentos e distribuição de filtros de água para as famílias, garantindo o acesso a água potável de qualidade. A UEAP ofereceu rodas de conversa sobre políticas sociais e assistência estudantil para os povos originários, bem como sobre educação e cultura indígena, com a presença de sociólogos, assistentes sociais e pedagogos em sua equipe.
O Tribunal de Justiça do Amapá contribuiu com sessões de conciliação, mediações, consultas e orientações jurídicas, atendendo demandas pré e processuais. A ação foi um grande sucesso, proporcionando cuidados essenciais e promovendo a saúde bucal e o bem-estar da comunidade atendida.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo