Espaço da Rede de Inovação para Educação Híbrida, com estúdio de ponta, tecnologias e materiais midiático-pedagógicos.
O Ministério da Educação (MEC) reforça a importância da Educação no Brasil, com projetos que visam aprimorar o Ensino e melhorar a qualidade da Educação Básica. A Secretaria de Educação Básica (SEB) trabalha em parceria com instituições locais para implementar novas estratégias de aprendizado que envolvam a Educação de forma mais eficaz.
Com a inauguração de três Núcleos de Educação Híbrida em São Luís, no Maranhão, o MEC deseja ampliar a inclusão de tecnologias avançadas na Educação, trazendo benefícios para o Ensino Médio e, consequentemente, para a Educação Básica. Esses espaços são equipados com recursos audiovisuais de alta qualidade e fazem parte da Rede de Inovação para Educação Híbrida (Rieh), que já conta com outros 23 Núcleos de Inovação espalhados pelo Brasil. A Educação Híbrida é uma abordagem inovadora que combina o Ensino tradicional com o uso de tecnologias, resultando em experiências de aprendizado mais dinâmicas e personalizadas para os alunos.
Educação Inovadora: Núcleos de Ensino Híbrido
A construção de um novo núcleo de ensino em Santa Catarina está prevista para 19 de dezembro de 2024. Esse núcleo será um dos muitos que visam promover a integração de metodologias híbridas e tecnologias educacionais, potencializando o aprendizado em sala de aula e alcançando estudantes em contextos diversos, como na Educação de Ensino Médio.
A cerimônia de lançamento desses núcleos de ensino híbrido, realizada na terça-feira, 26 de novembro, contou com a presença de importantes autoridades, incluindo a secretária de Estado da Educação do Maranhão, Jandira Dias; o subsecretário de Educação do Maranhão, Anderson Lindoso; o secretário do estado, Márcio Machado; e a coordenadora-geral do Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves. Além disso, membros da equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc/MA), gestores escolares e estudantes da etapa de ensino também estiveram presentes.
Esses núcleos, oficialmente criados pela Portaria nº 739, de 22 de outubro de 2024, visam fomentar práticas pedagógicas inovadoras em uma atmosfera de Educação abrangente que envolve a integração de tecnologias educacionais e metodologias híbridas para potencializar o aprendizado em sala de aula, alcançando estudantes em diferentes contextos.
Para apoiar essa iniciativa, a Seduc/MA recebeu equipamentos tecnológicos para os estúdios de transmissão e produção de materiais midiático-pedagógicos, além de obter assessoria técnica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), compartilhado com todos os estados e o Distrito Federal, para a viabilização qualitativa da Educação híbrida.
Participantes – Participaram do momento a professora Sandra Maria do Nascimento, do Centro Educacional Senador Clodomir Millet, localizado no município de Timon (MA); estudantes de ensino médio; e, de forma remota, a diretora-executiva do Limitless Space Institute e representante da Nasa, Kaci Heins.
Rieh – A Educação Híbrida é uma iniciativa federal que visa promover e fomentar a implementação de estratégias da Educação Híbrida. Busca, ainda, criar uma rede de colaboração para a produção, a atualização e o compartilhamento de recursos educacionais digitais (REDs) e de itinerários formativos, entrevistas, podcasts, entre outras ferramentas que possibilitam a alternância dos tempos de aprendizagens, em momentos presenciais e remotos, com qualidade e equidade.
A Rede de Inovação da Educação Híbrida visa promover a integração de metodologias híbridas e tecnologias educacionais em uma atmosfera de Educação abrangente que envolve a integração de tecnologias educacionais e metodologias híbridas para potencializar o aprendizado em sala de aula.
Fonte: © MEC GOV.br
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