Universidades públicas e institutos federais oferecem 250 mil vagas para formação de professores em educação especial na perspectiva da educação inclusiva, em curso a distância, utilizando Ambiente Virtual de Aprendizagem.
O Ministério da Educação (MEC) está promovendo uma importante iniciativa para aprimorar a educação no país. Por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o MEC abriu inscrições para um curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
Esse curso é destinado a professores que atuem em sala de aula na educação básica e visa melhorar o ensino e a aprendizagem de alunos com necessidades especiais. A formação dos professores é fundamental para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e inclusiva. Com essa iniciativa, o MEC está reafirmando seu compromisso com a educação e a formação de professores capacitados para atender às necessidades de todos os alunos. A educação é o caminho para um futuro melhor.
Formação de Educadores para a Educação Inclusiva
As Universidades Federais da Bahia (UFBA) e de Pernambuco (UFPE), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e as Universidades Estaduais de Ponta Grossa (UEPG), de Maringá (UEM) e de Pernambuco (UPE) estão oferecendo parte das 250 mil vagas previstas para a primeira etapa da iniciativa de formação de educadores para a educação inclusiva. As aulas têm início previsto para março de 2025.
O objetivo do curso é formar educadores para desenvolver concepções e um trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Com carga horária de 120 horas, a formação será ofertada na modalidade a distância, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes.
A educação é um direito fundamental e a formação de educadores é essencial para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. A educação inclusiva é um conceito que busca garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades ou habilidades, tenham acesso a uma educação que atenda às suas necessidades.
Objetivos e Conteúdo do Curso
O curso tem como objetivo formar educadores para desenvolver concepções e um trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. O curso será composto por quatro módulos: Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva; Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva; Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.
Cada módulo terá leituras de material didático, atividades interativas mediadas pelos tutores, casos de ensino, relatos de experiências com observação e reflexão sobre as estratégias utilizadas. As avaliações ocorrerão mediante elaboração de textos, recursos e projetos.
A formação pretende promover a reflexão sobre as pluralidades e singularidades de práticas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem do público da educação especial na sala de aula comum. Além disso, vai contribuir para a elaboração de práticas, recursos e materiais pedagógicos que colaborem para um projeto de escola inclusiva.
Inscrições e Prazos
O prazo para se inscrever no curso pela UFBA terminará em 15 de novembro, pelo site da Superintendência de Educação a Distância da instituição baiana. No Ifes, as inscrições irão até 7 de novembro, na página de processos seletivos do instituto federal. Nas duas universidades estaduais do Paraná, o período se encerrará em 21 de novembro, pelo site do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância da UEPG.
Nas Universidades Estadual (UPE) e Federal (UFPE) de Pernambuco, os interessados poderão se inscrever a partir da próxima quarta-feira, 23 de outubro, até 10 de novembro, no espaço da educação a distância da UFPE.
A educação é um direito fundamental e a formação de educadores é essencial para garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade. A educação inclusiva é um conceito que busca garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades ou habilidades, tenham acesso a uma educação que atenda às suas necessidades.
Fonte: © MEC GOV.br
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