Secretarias têm até 8/12 para se inscreverem, objetivando aprimorar práticas de gestão escolar e fomentar troca de experiências por meio de mentoria de diretores, sistema de ensino, ações de formação continuada, verificação de inscrições e abertura de curso.
O Ministério da Educação (MEC) lançou a inscrição aberta para o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, um importante passo para a melhoria dos currículos escolares até o final do ano. Esse curso faz parte do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec).
Além disso, o curso visa oferecer oportunidades de aperfeiçoamento para os diretores escolares, proporcionando-lhes uma formação mais completa e atualizada. Com isso, esses profissionais poderão melhorar a gestão escolar e melhorar a qualidade dos programas de ensino. Ao longo dos anos, o curso tem sido direcionado para a melhoria do curso de formação dos educadores, destacando-se na ação de aperfeiçoamento e na difusão de práticas didáticas mais eficazes entre os educadores, como diretores escolares, e todos os escolares.
Desenvolvimento de Capacitação para Diretores Escolares
O curso visa melhorar o aperfeiçoamento das práticas de gestão escolar, através da implementação de programas de aperfeiçoamento para diretores escolares e técnicos das secretarias de educação, visando soluções colaborativas para os desafios diários das escolas. Programas de aperfeiçoamento como o curso em questão são de fundamental importância para o desenvolvimento das escolas, como afirma a diretora da Secretaria de Educação Municipal. As secretarias municipais e estaduais de educação interessadas devem formalizar a adesão até 8 de dezembro, por meio do Módulo PAR 4 do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec).
O curso, ofertado em parceria com universidades federais, será executado em duas edições em 2025, no início do primeiro e do segundo semestres. A abertura das inscrições será realizada, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de educação. As vagas serão distribuídas entre as secretarias estaduais e municipais de educação, tendo em vista a verificação da demanda e a quantidade de vagas disponíveis. Caso a demanda seja superior à oferta, será considerado o critério de distribuição geográfica, no intento de atender a um maior número de entes federados. Além disso, será levada em consideração a ordem de cadastramento, com prioridade para os primeiros profissionais indicados pelas secretarias. O objetivo é capacitar os profissionais, para que eles possam implementar ações de formação continuada baseadas na metodologia de Mentoria de Diretores Escolares, consolidando redes de aprendizado entre os diretores e fortalecendo a gestão escolar de forma colaborativa.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo