Em São Paulo, com 29,4 milhões de veículos, 9,4 milhões de carros mais antigos estão isentos em 2025, sendo eles automóveis usados, com mais de 20 anos de fabricação, e não pagam impostos atrasados na plataforma Webmotors.
Um acordo pode trazer benefícios financeiros para os proprietários de veículos, que podem se beneficiar de uma isenção de impostos em função da idade dos automóveis. Isso acontece quando os carros completam duas décadas de fabricação nos estados de São Paulo, Acre, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Os motoristas podem se beneficiar de uma redução nesse imposto.
Além disso, automóveis que completam duas décadas de fabricação são isentos do IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Com isso, o proprietário do veículo não precisará pagar pelo imposto. Isso é um benefício para os carros mais antigos, que podem ter uma redução significativa no valor do imposto. O IPVA é um imposto pago pelos proprietários de veículos, e a isenção é um alívio financeiro para os carros mais antigos.
Imposto: uma visão geral sobre a isenção de IPVA em 2025
A mudança no regime de imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) tem sido um dos principais pontos de discussão no mercado de carros usados nos últimos anos. Com a isenção de imposto para veículos com mais de 20 anos de fabricação, os modelos mais antigos estão ganhando destaque nas buscas e vendas. Na plataforma Webmotors, os veículos isentos de IPVA em 2025, como o Honda Fit 2004 e o Chevrolet Celta 2004, foram os mais buscados ao longo do ano de 2024, com mais de 200 mil visitas em anúncios.
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores: impacto na demanda por carros mais antigos
Além disso, a redução do imposto tem contribuído para o aumento da demanda por carros mais antigos, como o Toyota Corolla 2004 e o Honda Civic 2004. Esses modelos, fabricados em 2004, não pagarão imposto em 2025, o que é uma grande vantagem para os compradores. A plataforma Webmotors também registrou um aumento significativo nas buscas por veículos isentos de IPVA, com o Ford Fiesta 2005 sendo o modelo mais vendido em 2024, com 78,58% da fatia de vendas.
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores: isenção para veículos com mais de 15 anos de fabricação
No entanto, é importante lembrar que a isenção de imposto não é aplicada em todos os estados. Enquanto em São Paulo, a frota total é de aproximadamente 29,4 milhões de veículos, 9,4 milhões estão isentos em 2025 por terem mais de 20 anos de fabricação, em outros estados, como o Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe, a isenção do IPVA é para carros que tenham no mínimo 15 anos de fabricação. O Ford Fiesta 2010 é o mais vendido por meio da OLX nessa faixa etária, com 52,87% das vendas, seguido por Chevrolet Montana com 26,97% e Kia Cerato com 12,38% de comercializações.
Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores: calendário de pagamento parcelado
Ainda que os veículos sejam isentos do imposto, é importante lembrar que os proprietários que têm carros que não são isentos do tributo estadual precisam pagar o imposto atrasado. Em São Paulo, o calendário de pagamentos parcelado será retomado a partir de 13 de fevereiro, enquanto no Rio, o calendário de vencimentos da primeira parcela ou da cota única se estende até o dia 31 de janeiro. O comprador precisa estar atento à documentação do veículo para evitar problemas com multas e impostos atrasados. Além disso, é fundamental checar a identificação do veículo e a parte mecânica para evitar problemas futuros.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo