O som de estalo ou rangido na articulação pode ser causado por sons-articulares, doenças-degenerativas, estruturas-articulares ou condições-mecânicas e pode ser tratado com um tratamento-médico.
No entanto, alguns som e ruído nos joelhos merecem atenção especial. Cada uma delas pode indicar um problema, como o estalo que ocorre quando se salta e se dobra.
Além disso, a dor aguda no joelho pode ser causada por lesões, como uma distensão dos ligamentos ou dos joelhos, e o estalo pode ocorrer quando se move o joelho de uma maneira que provoca a extensão de um dos dos ligamentos. Em alguns casos, pode ser necessário realizar exames de imagem para confirmar o diagnóstico. Assim que o médico verificar que não há lesões ou problemas graves, o tratamento normalmente inclui o uso de medicamentos para controlar a dor e a inflamação, além de exercícios físicos para fortalecer a articulação. O uso de compressas quentes ou frias também pode ajudar a aliviar a dor. Com o tempo e o tratamento adequado, a dor e o estalo devem diminuir significativamente.
Os Improbáveis Sons Articulares dos Joelhos
Em meio aos diversos sons que nossa fisiologia produz, alguns se manifestam de maneira mais abrupta do que outros. Nesse contexto, um dos locais que mais tende a causar polêmica é o joelho, especialmente entre aqueles que praticam exercícios físicos regularmente. Seja por estresse, lesão ou simplesmente por falta de alongamento, o som característico pode ser sentido em diferentes situações, como ao se agachar, correr, caminhar, descer ou subir escadas, dobrar as pernas, se alongar ou andar de bicicleta.
Os Joelhos e o Mistério dos Sons Articulares
Os estalos no joelho, na verdade, são chamados de sons articulares, e eles podem acontecer por diferentes motivos. Tensão das estruturas articulares, por exemplo, pode ser responsável pelo som, principalmente após o joelho ser mantido na mesma posição por muito tempo. Além disso, as crepitações são outro elemento a considerar, apresentando-se de maneira intensa e constante, com barulhos semelhantes a rangidos e atritos, que podem estar relacionados ao desenvolvimento de alguma doença degenerativa articular.
Lesões, Tratamento Médico e Condições Mecânicas
Lesões na cartilagem ou em ligamentos podem ser responsáveis pelo barulho e dor no joelho, muitas vezes acompanhados com uma sensação de inchaço no local, exigindo tratamento médico. Por isso, observar os sintomas associados é muito importante na hora de procurar um tratamento. De acordo com Fernando, quando o estalar ocorre de forma isolada, não aparecendo com outros sinais, como dor e inchaço, normalmente não há motivo para preocupação. No entanto, quando houverem sintomas frequentes, devem ser avaliadas as condições mecânicas de sobrecarga, encurtamento muscular e doenças degenerativas ósseas, que podem estar em desenvolvimento.
O Joelho Estalando: Normal ou Problema?
Se o som aparece raramente e não vem acompanhado de outros sintomas, geralmente não é necessário intervenção médica, podendo ser um caso pontual ou apenas falta de alongamento e exercícios. Além disso, o barulho pode ocorrer por causa da movimentação do líquido sinovial presente nos joelhos, responsável por lubrificar a articulação. Porém, se o barulho persistir por mais tempo ou o joelho estiver dolorido, é preciso examinar o local. Desde alterações na anatomia até lesões decorrentes de exercícios ou sobrecarga, apenas um especialista pode identificar a causa e indicar o tratamento adequado. O exame físico é o principal elemento clínico, que, associado à história do paciente, pode determinar a necessidade ou não de uma intervenção fisioterapêutica específica.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo