Igor Marques, especialista em Vigilância em Saúde, diagnosticou o impacto da estiagem e queimadas em Rondônia na missão da FN-SUS, fortalecendo a Força Nacional de Saúde e a Coordenação-Geral de Atenção Primária.
O envolvimento de jovens na Missão Seca Extrema da Força Nacional do SUS, em Rondônia, é um exemplo inspirador do impacto que as novas gerações podem ter na Saúde Pública. Ao se engajarem em ações de vigilância em saúde, esses jovens demonstram que a preservação da saúde é uma responsabilidade compartilhada por todos.
A participação desses jovens na Missão Seca Extrema da Força Nacional do SUS também destaca a importância do Sistema Único de Saúde em promover ações integradas e eficazes na área da saúde. Ao trabalhar em conjunto com profissionais de saúde e autoridades locais, esses jovens contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e reforçam a importância da Saúde Pública como um direito fundamental. A saúde é um direito de todos e a responsabilidade de todos.
Um Novo Olhar para o SUS
Igor Marques, um jovem de 26 anos, formado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em vigilância em saúde e atenção primária, é um exemplo inspirador de compromisso com a Saúde Pública. Ao participar de sua primeira missão, Igor representou a Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador durante a missão da Força Nacional de Saúde no estado de Rondônia, em setembro, onde se uniu a outros especialistas para diagnosticar a situação do estado diante da seca extrema.
O principal objetivo da missão em Rondônia foi fornecer um diagnóstico detalhado das necessidades de saúde da população local, ao mesmo tempo em que mostramos o apoio técnico e estratégico do Ministério da Saúde, explica Igor. Para ele, estar em campo e ter contato direto com as comunidades locais oferece uma perspectiva única sobre as diferentes realidades vivenciadas em um país tão amplo e diverso como o Brasil. A presença no território nos dá uma visão real das necessidades dos municípios e do impacto das ações do ministério, complementa.
Um Envolvimento Fundamental para o SUS
A experiência, segundo Igor, não apenas o capacitou ainda mais, como também permitiu entender as vivências da população e a importância do trabalho colaborativo na formulação de políticas públicas eficientes. Saio desta missão mais preparado e consciente das diferentes realidades do Brasil, destaca. A participação de jovens como Igor em missões da Força Nacional de Saúde (FN-SUS) é um exemplo do quanto as novas gerações podem contribuir para a Saúde Pública no país. Para ele, o envolvimento de mais jovens no Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental para garantir a continuidade e a renovação dos serviços de saúde.
A todos que têm interesse em apoiar o SUS, recomendo que se envolvam e deem o seu melhor. O SUS e a população brasileira precisam de nós, e nos formamos para isso, conclui Igor. Essa é uma mensagem inspiradora para as novas gerações que desejam fazer parte do Sistema Único de Saúde e contribuir para a melhoria da Saúde Pública no Brasil.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo