ouça este conteúdo
Cartão vermelho gerou polêmica no empate 1 a 1 entre Inter e Juventude. Motivo: expulsão por conduta violenta em campo.
O juiz Antônio Carlos Silva relatou em seu parecer o motivo da expulsão de Lucas Lima no empate em 2 a 2 entre o Santos e o Palmeiras, no último domingo (14), pelo Campeonato Brasileiro. O jogador recebeu o cartão vermelho por ter agredido um fotógrafo presente no estádio.
No segundo tempo, o árbitro Marcelo Oliveira assinalou pênalti a favor do Flamengo, em jogo contra o Vasco, válido pela final da Taça Rio. A marcação gerou polêmica entre os jogadores e torcedores presentes no estádio.
Expulsão de Alan Ruschel: Análise da Conduta do Juiz
Atitude, que, para o juiz, pode ser considerada de conduta violenta. Motivo: V2. For culpado de conduta violenta – Por dar um soco no rosto de um torcedor identificado com um agasalho do internacional, após o mesmo ter invadido o campo de jogo e partir de forma agressiva em direção aos atletas, conforme estipula a regra do jogo 2024-2025, em conduta violenta página 118. informo que o atleta expulso saiu de campo normalmente sem causar problema, diz a súmula.
O juiz relatou ainda a invasão do torcedor, que partiu em direção ao atacante Enner Valencia, logo depois do atacante equatoriano desperdiçar um pênalti. Informo que aos 24 minutos do segundo tempo, um torcedor identificado com um agasalho do internacional, invadiu o campo de jogo, próximo a intermediária da equipe mandante, e de forma agressiva foi correndo em direção aos atletas, tendo que ser contido por vários atletas e pela equipe de segurança do estádio, diz o documento.
O cartão vermelho dado a Alan Ruschel levantou polêmica, mas segundo Renata Ruel, comentarista de arbitragem da ESPN, o árbitro acertou em sua decisão. O que a regra fala sobre isso? Que o jogador deve ser expulso quando pratica uma conduta violenta, seja ela contra um adversário, companheiro de equipe, membro da comissão técnica, membro da equipe de arbitragem, espectador ou qualquer pessoa. Se praticar uma conduta violenta, agir com brutalidade e força excessiva contra qualquer pessoa, o juiz tem que expulsar, explicou Renata. Mas o juiz poderia usar o bom senso porque o torcedor invadiu o campo? Não! Porque é a regra do jogo. Se o juiz não cumpre a regra do jogo, ele será punido. Ele é quem irá ao tribunal. Então o juiz, ao expulsar o Alan Ruschel, simplesmente cumpriu a regra do jogo. Esse é o ponto fundamental da regra: o juiz não tem como usar bom senso ou mediar. Ele precisa cumprir a regra. E ela foi cumprida nesse caso, completou.
No fim, com o empate em 1 a 1, o Internacional foi eliminado, enquanto o Juventude avançou às oitavas de final.
Próximos jogos do Juventude: Atlético-MG (C) – 16/07, 19h (de Brasília) – Brasileirão São Paulo (C) – 21/07, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão Cruzeiro (F) – 24/07, 19h (de Brasília) – Brasileirão
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo