A empresa está presente em 360 municípios de 15 estados, com 300 cidades mapeadas para crescimento, focando em cidades pequenas e médias, locais e empreendedores, com frota robusta.
A Localiza está retomando seu plano de expansão por meio de franquias, após uma pausa de quatro anos devido à pandemia. A empresa agora está focando em cidades pequenas e médias, onde é possível estabelecer uma presença forte com apenas um franqueado. Isso permitirá que a Localiza aumente sua presença no mercado e atenda às necessidades de locação de veículos em áreas menos atendidas.
Com 702 agências espalhadas pelo país, sendo 159 franquias, a Localiza está confiante em sua estratégia de expansão. Além disso, a empresa também está investindo em melhorias em suas lojas e agências, para oferecer uma experiência de locação de veículos mais agradável e eficiente para seus clientes. Com essa abordagem, a Localiza está se preparando para um futuro promissor no mercado de locação de veículos, onde a inovação e a qualidade são fundamentais para o sucesso.
Expansão de Franquias em Cidades Pequenas e Médias
A Localiza&Co, uma companhia de capital aberto, não divulga projeções de expansão, mas revela que identificou 300 cidades com potencial para receber franquias. Essas cidades têm entre 20 mil e 100 mil habitantes e oferecem oportunidades para atender diversas necessidades de locadoras, agências e lojas.
A rede acredita que a parceria com empreendedores locais será fundamental para o sucesso desse movimento. ‘Acreditamos que a parceria com empreendedores locais, que conhecem profundamente as necessidades e as características da região, será fundamental para o sucesso desse movimento’, afirma Guilherme Fiorenzano, diretor de franchising da Localiza&Co.
Interiorização de Franquias: Uma Tendência em Ascensão
A interiorização de franquias tem sido uma tendência nos últimos anos. Marcas como Espaçolaser, CVC e Reserva anunciaram planos para crescer em cidades menores. A Localiza&Co também se juntou a essa tendência, oferecendo um novo formato de franquia para atuais franqueados e empreendedores do mercado.
A empresa passa a considerar também empreendedores do mercado, que devem seguir o mesmo porte das lojas já existentes. A rede analisará cada caso individualmente para dar suporte aos novos franqueados na escolha dos pontos. O investimento inicial vai variar de acordo com a região e com a frota que será necessária para atender o público-alvo.
Requisitos e Expectativas para os Novos Franqueados
A expectativa é que o investimento inicial fique entre R$ 1,2 milhão a R$ 1,5 milhão, já com a taxa de franquia inclusa. ‘Ele não precisa ter uma agência grande, se não tem o mesmo potencial de carros. Até porque eu preciso que ele invista em frota, não adianta o tamanho da agência se não tiver dinheiro para uma frota robusta’, explica Fiorenzano.
Para implementar uma loja, o franqueado levará em média quatro meses e após a inauguração o prazo estimado de retorno será de até 24 meses, com uma rentabilidade média de 15% a 20%. A rede afirma que vem sendo criteriosa, pois ‘não tem necessidade de velocidade, mas de qualidade’. Fiorenzano diz que busca empresários locais que não queiram ser ‘somente investidores’.
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo