Planta ótima para ambientes: regar com palito, evitando mosquitos, que não deixam vestígios de terra grudados nas plantas.
Deixar plantas em ambiente doméstico como varandas e salas pode ser uma ótima alternativa para deixar o local mais agradável. Isso ocorre por conta da ação que as mesmas têm sobre a qualidade do ar, além da beleza estética que proporcionam. Algumas delas são bastante fáceis de cuidar e não exigem muita atenção, assim como a jiboia que, apesar de ser uma cobra, não é um animal típico para viver em ambientes domésticos e sim uma planta. Outra planta que também merece destaque é a dracena fita, bastante popular por ser fácil de cuidar e com uma variedade de cores e texturas.
Além de decorar, plantas como a jiboia também têm a capacidade de espantar insetos indesejados, como os mosquitos. Além disso, elas podem ser usadas para aromatizar ambientes, como a dracena que tem uma aroma natural muito agradável. No entanto, com o exagero na quantidade de plantas em ambientes domésticos, pode ocorrer a falta de luz e ar suficientes para o crescimento das mesmas. Logo, é importante equilibrar a decoração com a necessidade das plantas para serem bem cuidadas.
Preservando as Plantações
O assunto é a manutenção das plantas, e a jiboia por vezes é confundida com dracena. De fato, para evitar exageros na rega, é preciso estar atento às necessidades dessas plantas em seus ambientes. Uma das dicas para evitar excessiva rega é olhar a fita de umidade, como uma espécie de decoração que ajuda a medir o nível de secura do solo. Com essa informação, os cuidados com a jiboia se tornam mais eficientes.
Regar sem conhecer a realidade do solo pode levar a falta de rega, prejudicando ainda mais a saúde da jiboia e outras plantas. É preciso entender os diferentes tipos de plantas e como elas reagem ao excesso ou falta de rega.
Como Conhecer o Nível de Umididade do Solo
Para resolver esse problema de uma vez por toda, o truque é simples: basta usar um palito. Leia também: Esse é o truque para conseguir um novo limoeiro em menos de um mês. A maneira definitiva de saber se uma planta precisa de rega é verificar o grau de umidade da terra. Algo que pode ser feito simplesmente enfiando um palito de dente, que serve como uma espécie de fita de umidade. Se ele sair limpo, o terra está seco e é hora de regar novamente, mas se sair com vestígios de terra grudados, ainda há umidade e não há necessidade de regar. A jiboia, por exemplo, é uma planta que muitas vezes é confundida com dracena, mas a falta de rega pode ser prejudicial.
O bom é que esse truque funciona para qualquer tipo de planta, seja dentro ou fora da casa. Faça isso a cada dois ou três dias e passe a regar dependendo de como sai o palito. Leia também: 4 árvores frutíferas que você não deve ter no pomar ou jardim de sua casa; nós explicamos por quê.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo