Encontro discute resultados do segundo ciclo do Prilei, programa de formação superior inicial e continuada de professores, com ênfase na educação integral, instituição de ensino, programas de residência e extensão, formação docente.
A Secção de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) organiza um encontro em 9 e 10 de dezembro para discutir os resultados do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de _Professores__. O objetivo do evento é avaliar o impacto do Prilei na Educação Integral.
Além dos resultados do Prilei, o encontro também abordará as estratégias de inovação na formação profissional de educadores. A Secretaria de Educação Básica espera que esses debates contribuam para o aprimoramento da qualidade da formação oferecida aos docentes e instrutores. O encontro visa identificar desafios e oportunidades para a inovação na educação e formação dos profissionais da educação, que são fundamentais para a melhoria do sistema educacional.
Programa de Formação para Professores
O Prilei oferece cursos inovadores de licenciatura focados na educação integral, objetivando formar educadores comprometidos com a melhoria da qualidade da educação pública. As formações são destinadas a profissionais sem curso superior, graduados em áreas distintas de sua atuação e estudantes com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sob o compromisso de realizar um ano de residência docente na rede pública de ensino.
Professores da Educação Integral
O representante dos estudantes, Cláudio Tapirapé, destacou a importância do programa para sua formação como professor da educação integral. ‘A nossa formação é muito completa, com diversas atividades e projetos de extensão. Espero que, em um futuro próximo, o Prilei possa incluir ainda mais cursos e mais instituições possam participar’, disse Tapirapé, que é estudante de matemática em um programa da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) voltado a povos indígenas.
Expansão do Programa
A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, concordou que o programa deve expandir sua oferta, alcançando mais gente e superando a desconexão entre o que é ensinado nas licenciaturas e aquilo que a sala de aula verdadeiramente precisa. ‘Atualmente, temos mais de 2.800 estudantes participando do Prilei, mas é necessário reconhecer nossas desigualdades e potencialidades para construir uma formação adequada para os profissionais da educação’, destacou.
Formação de Professores
O representante dos coordenadores do programa, Amauri Barros, ressaltou a importância da formação de professores para a melhoria da qualidade da educação. ‘O Prilei incorporou aos currículos brasileiros importantes conteúdos e metodologias, além de diversas propriedades que deveriam ser aplicadas em outras graduações, como o monitoramento e a avaliação permanente’, destacou. De acordo com Barros, os melhores indicadores educacionais de evasão, retenção, educação de qualidade e inclusão nas licenciaturas brasileiras vêm dos cursos participantes do programa.
Programa de Extensão
O Prilei oferece cursos de pedagogia e licenciaturas específicas e/ou interdisciplinares, organizadas em redes compostas por instituições federais, estaduais e privadas sem fins lucrativos. Os cursos são presenciais e articulados com a rede pública de ensino desde o início. As propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura apoiados pelo Prilei estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC); aos currículos e às matrizes curriculares das redes de ensino; aos projetos político-pedagógicos das escolas; e às orientações do Programa Escola em Tempo Integral.
Fonte: © MEC GOV.br
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