Formação continuada para gestão pedagógica e administrativa de professores alfabetizadores em turmas multisseriadas. Acompanhamento e ensino melhorados.
O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje, 12 de julho, a criação do Programa de Acompanhamento e Formação Continuada para o ensino multisseriado no processo de alfabetização (Praema), com o objetivo de fortalecer a formação dos professores alfabetizadores das escolas públicas de educação básica com ensino multisseriado.
O Praema visa promover o desenvolvimento profissional dos educadores, proporcionando capacitação e treinamento específicos para aprimorar suas práticas pedagógicas. A iniciativa do MEC busca garantir a qualidade do ensino oferecido nas escolas, por meio do investimento na formação e no desenvolvimento dos docentes, impactando positivamente o processo de alfabetização dos alunos.
Desenvolvimento da formação em turmas multisseriadas
Turmas multisseriadas são compostas por estudantes de diferentes séries/anos/ciclos nas mesmas turmas e salas de aulas. Segundo o estudo ‘Turmas multisseriadas no Ensino Básico brasileiro: O que (não) sabemos e uma agenda para o novo Plano Nacional de Educação’, em 2019, havia mais de 80 mil turmas multisseriadas no Brasil, atendendo a mais de 1,2 milhões de estudantes. Esse cenário destaca a importância da formação dos professores para lidar com essa realidade educacional.
O estudo, conduzido pela secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, e pelo diretor de Programa da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), Armando Simões, ressalta a necessidade de capacitação e acompanhamento constante dos professores que atuam em turmas multisseriadas. A formação específica é essencial para que os educadores possam ensinar de forma eficaz, abrangendo uma variedade de conteúdos de maneira simultânea.
A pandemia evidenciou a importância da formação continuada dos professores que lidam com turmas multisseriadas. Schweickardt enfatizou que é fundamental encarar essa realidade de frente e buscar soluções que promovam o desenvolvimento pedagógico e a gestão eficiente desses ambientes educacionais.
A Secretaria de Educação Básica (SEB) está comprometida em oferecer suporte técnico e financeiro para as ações de formação desenvolvidas pelas instituições de ensino superior e pelas escolas. O diretor de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Lourival José Martins Filho, destacou a importância do Programa Escola e Comunidade (Proec) e do Praema, que visam fortalecer a formação dos professores alfabetizadores e melhorar os processos de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
Em 2023, teve início a construção do Praema, em parceria entre MEC e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na região do Arquipélago do Marajó. O programa visa aprimorar a formação dos professores e promover práticas pedagógicas inovadoras em turmas multisseriadas.
Para o ano de 2024, está previsto um projeto piloto de formação docente em colaboração com a Universidade Federal do Pará (UFPA). O projeto, liderado por professores renomados, busca integrar as premissas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Estratégia Nacional Escolas Conectadas e Escola em Tempo Integral, visando a melhoria contínua da formação e do ensino em turmas multisseriadas.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo