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O Ministério participou do lançamento de cursos no Ceará sobre educação inclusiva, direitos humanos e políticas públicas na Secretaria de Educação.
O Ministério da Educação (MEC) – através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Educação Inclusiva (Secadi) – marcou presença, na sexta-feira, 5 de julho, em São Paulo (SP), no XVI Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional (Conpe), organizado pela Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).
É fundamental promover práticas de Ensino Inclusivo e Aprendizagem para Todos para garantir uma Educação Inclusiva de qualidade. A participação ativa de todos os envolvidos na comunidade escolar é essencial para o sucesso desse processo. A Educação para Todos é um direito que deve ser assegurado, promovendo assim uma sociedade mais justa e igualitária.
Educação Inclusiva: Fortalecimento das Políticas Públicas
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação, marcou presença no Fórum de debates sobre ‘Psicologia Escolar e Políticas de Inclusão’, com a participação do diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi, Alexandre Mapurunga. Nesse contexto, o debate sobre a Educação Inclusiva ganha destaque, enfatizando a importância do Ensino Inclusivo e da Aprendizagem para Todos.
Durante o evento, Alexandre Mapurunga ressaltou a relevância das políticas públicas voltadas para a Educação Especial, destacando os 30 anos da Declaração de Salamanca como um marco político significativo. Ele enfatizou a visão de que a escola comum é o melhor ambiente para a educação de todas as crianças, reforçando a importância da Educação para Todos.
O retorno do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi apontado como fundamental para o fortalecimento e a consolidação da educação especial na perspectiva inclusiva. Investimentos na ordem de R$ 64 milhões em formação de professores e gestores, além de recursos pedagógicos de R$ 201 milhões para o Atendimento Educacional Especializado, foram destacados como ações concretas nesse sentido.
O evento, que se estende até sábado, 6 de julho, reúne pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de Psicologia, bem como representantes de instituições relevantes como a Capes, CNPq e CFP. A temática central, ‘Profissionais da educação: por uma Psicologia em defesa dos Direitos Humanos’, propõe reflexões sobre a interface entre Psicologia e Educação, reforçando o compromisso com a Educação Inclusiva.
No âmbito dos cursos, Alexandre Mapurunga participou do lançamento de três cursos de aperfeiçoamento oferecidos pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com foco na Educação Inclusiva. Com 1.650 vagas disponíveis, os cursos abordam temas como ‘Gestão da educação especial na perspectiva inclusiva’, ‘Prática pedagógica para educação especial inclusiva’ e ‘Formação continuada em Direitos Humanos’. Essas iniciativas refletem a preocupação com a formação de profissionais comprometidos com a Educação para Todos.
Os cursos, fruto da parceria entre a Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi e instituições de ensino federais, integram a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (Renafor). Alexandre Mapurunga, que possui formação na UFC, ressaltou a importância dessas iniciativas para a promoção da Educação Inclusiva e o fortalecimento de uma escola inclusiva e acolhedora para todos os estudantes.
Fonte: © MEC GOV.br
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