ouça este conteúdo
Reunião do Conselho discutiu políticas públicas para criar oportunidades no Estado da Educação.
O Ministério da Educação (MEC) marcou presença, na quinta-feira, 27 de junho, na terceira reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico. O encontro ocorreu no Palácio Itamaraty e teve como foco apresentar propostas de políticas públicas discutidas no âmbito do colegiado neste semestre, visando o Desenvolvimento Econômico.
A pauta da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico abordou temas relevantes para o Desenvolvimento Sustentável. O Conselhão Econômica se mostrou um espaço fundamental para a troca de ideias e a formulação de estratégias que impulsionem o crescimento econômico de forma equilibrada e sustentável, refletindo o compromisso com o Desenvolvimento Econômico do país.
Desenvolvimento Econômico: Conselho de Desenvolvimento Econômico em Plenária
A reunião recente foi marcada pela presença ilustre do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, juntamente com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Mauro Vieira (Relações Internacionais), Margareth Menezes (Cultura), entre outras autoridades.
Para o Ministro Camilo Santana, o encontro representou um espaço de diálogo e escuta atenta. ‘É crucial ouvirmos de perto as demandas e propostas da sociedade civil, do empresariado e dos movimentos sociais para, em conjunto, discutirmos a implementação de mais políticas públicas’, destacou.
Durante sua intervenção, o Presidente da República ressaltou a relevância da alfabetização de jovens até o final do 2º ano do ensino fundamental. ‘Estabelecemos um compromisso com os governadores em relação à alfabetização. Nossa meta é alcançar, até 2030, a marca de 80% das crianças brasileiras alfabetizadas ao término do 2º ano do ensino fundamental.’
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concentrou seu discurso na promoção de oportunidades. ‘Nosso governo tem sido o suporte necessário para garantir que nenhum cidadão brasileiro seja deixado para trás, mas sim tenha a chance de forjar seu próprio destino, trilhar seu próprio percurso. Gostaria de enfatizar que nossa confiança no rumo que estamos seguindo se baseia na expectativa do mais significativo ciclo de crescimento econômico em uma década.’
Além das manifestações das autoridades, um grupo de conselheiros representando diversos setores do empresariado, movimentos sociais e da sociedade civil, apresentou ao presidente as propostas elaboradas nas comissões temáticas e grupos de trabalho, focadas principalmente na elaboração de políticas públicas com o intuito de diminuir desigualdades e promover o desenvolvimento econômico sustentável do País.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Conselho Econômico Social.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo