Coordenações do PEC-PLE reunirão estudantes em Brasília entre 26 e 28/11 para compartilhar boas práticas e fortalecer relações.
Em novembro, o Ministério da Educação (MEC) irá realizar o 1º Encontro de Coordenações do Programa de Estudantes-Convênio, com foco na modalidade Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE), em Brasília, no período de 26 a 28 de novembro. Este encontro é uma oportunidade para as instituições de educação superior discutirem e compartilharem experiências sobre o Programa.
Com o objetivo de fortalecer as relações entre as instituições de educação superior que receberão estudantes em 2025, o encontro contará com a participação das coordenações das instituições que aderiram ao Programa. Além disso, os estudantes que cursam Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) também serão beneficiados com a oportunidade de se conectarem com essas instituições. O encontro revelará inúmeras perspectivas de desenvolvimento, oportunidades de crescimento e integração com o corpo docente e discente dessas instituições, trazendo benefícios tanto para os estudantes quanto para o ensino Português.
Programa de apoio à internacionalização da educação
O objetivo do Programa é promover a compartilhamento de conhecimentos, práticas inovadoras e discussões entre as coordenações envolvidas no PEC-PLE, fortalecendo as relações entre os envolvidos e permitindo maior sinergia e alinhamento. O encontro, realizado pela Sesu, contará com gestores de relações internacionais, professores de Letras, pesquisadores e representantes de órgãos governamentais, como o Capes, o Inep e o MRE.
Regulamentação e objetivos do PEC-PLE
O PEC-PLE visa formar e qualificar estudantes estrangeiros por meio de vagas gratuitas em cursos de Português como Língua Estrangeira em instituições de ensino superior brasileiras. Este ano, o programa recebeu mais de 1.700 candidaturas, e 40% dos selecionados participarão do PEC-PLE. Os selecionados realizarão seus estudos em 39 instituições, até a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), e poderão iniciar a graduação no Brasil.
Importância do Programa
O PEC-PLE é um dos mais antigos e importantes instrumentos de política externa e de apoio à internacionalização das instituições de educação superior brasileiras, criado em 1965. Ele completará 60 anos em 2025 e facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação e coleta da documentação dos estudantes interessados.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo