A criação de vagas no setor de energia, associada ao desemprego e ao relatório de empregos, animou os papéis nos pregões de hoje, com nomeações de Trump, ligadas à inteligência artificial, de altas taxas no caminho.
Na semana passada, foram registrados novos recordes nos principais indicadores de ações americanas, como o S&P 500 e o Nasdaq, ambos ao registrar novas altas, ainda que pequenas. Isso se deve aos resultados de novembro da creação de vagas, que superaram as expectativas, o que reforça a confiança em um novo corte de juros na próxima reunião do Federal Reserve.
Entre os indicadores que marcaram presença nesse cenário, destacam-se o S&P 500 e o Nasdaq, alcançando novos altos. Além disso, o Índice Dow Jones também se beneficiou desse cenário positivo. Esses dados são fundamentais, pois refletem a força do mercado de trabalho e podem influenciar decisões de investimento. De acordo com os dados, o Nasdaq foi o campeão em termos de valorização, seguido pelo S&P 500 e pelo Índice Dow Jones, todos os três alcançaram novos recordes na sessão daquela sexta-feira.
Indicadores de Mercado Nasdaq Revisam Valores
Nos últimos negócios, o índice central das grandes empresas americanas, o S&P 500, apresentou um destaque positivo, acumulando um crescimento de 0,25% e alcançando 6.090 pontos. Isso se deveu principalmente ao valorização significativa do mercado de tecnologia, que o Nasdaq registrou, com um crescimento de 0,78% e um valor de 19.855 pontos. Por outro lado, o Dow Jones, o índice que reúne ações industriais, apresentou uma queda de 0,28%, ficando em 44.642 pontos. No entanto, ao longo da semana, o Dow Jones registrou uma queda de 0,60%, enquanto o S&P 500 avançou 0,96% e o Nasdaq apresentou um crescimento de 3,3%.
Desempenho do S&P 500 e Nasdaq
A semana foi positiva para as grandes empresas de tecnologia, como destacado por Maria Irene Jordão, analista internacional da XP. Em particular, a Tesla liderou o mercado, com um crescimento de 10,2%, acumulando uma alta de quase 50% desde as eleições do presidente americano, Donald Trump. No entanto, a Apple, apesar de registrar um crescimento de 2,4%, apresentou o pior desempenho da categoria.
Negócios e Emprego
Os Estados Unidos registrou uma criação de 227 mil vagas de empregos em novembro, superando as expectativas de criação de 200 mil vagas. No entanto, a taxa de desemprego aumentou ligeiramente para 4,2% em relação ao mês anterior, acima das expectativas de estabilidade em 4,1%. Isso levou a uma revisão das apostas em um corte de 0,25 ponto percentual nos juros do país na próxima reunião do banco central americano, em 18 de dezembro, de 70% para 88%. Analistas do banco ING destacaram que o relatório de empregos brando favorece um corte de taxa em dezembro.
Meta e TikTok
As ações da Meta (META; Nasdaq) subiram 2,44%, alcançando uma nova máxima histórica, devido à possibilidade de banimento do TikTok no país e à nomeação de David O.Sacks como ‘czar’ de Inteligência Artificial no governo Trump. Sacks deve trabalhar para ampliar a competitividade no setor e abordar preocupações como liberdade de expressão online e controle das grandes empresas de tecnologia.
UnitedHealth e Seguro de Saúde
Já as ações da UnitedHealth (UNH; Nyse) caíram 5,07% após a execução a tiros do CEO de uma de suas subsidiárias, a UnitedHealthcare, na porta de um hotel de Nova York, que lançou luz sobre as taxas de recusa de seguro saúde na companhia.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo