Na reunião semestral no Uruguai, como Presidência Pro Tempore, avaliou-se a eficácia do Sistema de Acreditação Regional, buscando integrar a Educação Básica por meio da Formação Docente.
Em 2022, o Ministério da Educação (MEC) entrou em contato com o Setor Educacional do Mercosul (SEM) para discutir a educação no país. O MEC é um órgão responsável por políticas públicas de educação no Brasil.
Na 65ª Reunião Ordinária de Ministros da Educação, os representantes discutiram estratégias para melhorar o ensino e o aprendizado. Formação de professores e a melhoria da qualidade da educação foram pontos principais de discussão. A educação é um tema crucial para o desenvolvimento de qualquer sociedade, e o MEC busca garantir uma educação de qualidade para todos os brasileiros. Formação de cidadãos informados e críticos é fundamental para o progresso futuro.
Educação como Fator de Cimento no Mercosul
As autoridades discutiram as ações implementadas e os resultados alcançados ao longo da Presidência Pro Tempore do Uruguai neste semestre, abordando temas cruciais como as novas carreiras acreditadas no Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul), na esfera da educação superior. Este avanço foi salientado como um passo essencial para fortalecer o Sistema de Ensino, promovendo a qualidade e a coerência dos cursos de graduação.
Entre os tópicos discutidos, destaca-se o planejamento do Parlamento Juvenil do Mercosul, que realizará sua edição internacional no Brasil pela primeira vez em 2025. Além disso, as ações para a educação básica, a educação tecnológica e a formação docente foram abordadas, destacando a necessidade de uma abordagem integral para a Educação e o Ensino.
O encontro ocorreu em formato híbrido na última sexta-feira, 15 de novembro, reunindo delegados de diferentes países da região. A delegação brasileira, liderada virtualmente pelo secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, enfatizou a importância de um Mercosul cada vez mais integrado pela via da Educação, como fundamental para a formação de cidadãos mais preparados e conscientes, capacitados para enfrentar os desafios do futuro.
Participaram do encontro os ministros Pablo da Silveira (Uruguai) e Nicolás Cataldo (Chile), o secretário de Educação do Ministério de Capital Humano, Carlos Torrendell (Argentina), e o diretor Leandro Pietro (Paraguai). A reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Diana Pereira, além da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do MEC e representante da Delegação Permanente do Brasil naquela capital, também compareceram.
Comitê Coordenador Regional – As delegações participaram ainda da reunião do Comitê Coordenador Regional (CCR), instância responsável pela coordenação geral das atividades do Setor Educacional e pela preparação da 65ª Reunião de Ministros da Educação. O Brasil foi representado pelo coordenador de Integração Regional do MEC, Gustavo Servilha, e pela servidora Clarissa Figueirôa. Na ocasião, foram revisadas as atas de cada comissão de área e examinados os principais temas a serem considerados pelos ministros, em especial na área de formação docente, mobilidade acadêmica e ações na educação básica.
Fonte: © MEC GOV.br
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