Nísia Trindade discute mudanças climáticas e saúde, cooperação bilateral, Aliança para a Produção e Inovação, Coalizão para Inovações, Fundação Oswaldo Cruz e Saúde & Ambiente.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve presente em uma reunião bilateral com o ministro das Relações Exteriores do Vaticano, Dom Paul Gallagher, na última terça-feira (8). Durante o encontro, a ministra destacou a importância da Saúde como um dos principais objetivos do Brasil enquanto líder do Grupo dos 20 (G20), enfatizando a necessidade de uma abordagem inovadora para melhorar os Cuidados de Saúde em todo o mundo.
Na reunião, Nísia Trindade discutiu a criação da Aliança para a Produção Regional e Inovação, uma iniciativa que visa promover a cooperação internacional em áreas como a Medicina e a Assistência Médica. A ministra ressaltou que essa aliança pode ser um passo importante para melhorar a Saúde global e reduzir as desigualdades em acesso aos Cuidados de Saúde. A inovação é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Além disso, a ministra também destacou a importância da colaboração internacional para enfrentar os desafios globais em Saúde. A cooperação é essencial para proteger a saúde de todos.
Fortalecendo a Saúde Global
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância da aliança global para garantir o acesso a insumos essenciais, especialmente em tempos de emergências sanitárias. Essa parceria é fundamental para a Saúde, pois permite a produção e distribuição de medicamentos e vacinas de forma eficiente e sustentável. Além disso, a ministra enfatizou a necessidade de fortalecer a agenda do Brasil no G20 e a aliança global contra a fome, a pobreza e a desigualdade, lançada pelo presidente Lula.
Em junho, os membros do Grupo de Trabalho da Saúde do G20 analisaram a proposta brasileira para desenvolvimento da aliança, que deve levar em conta fatores como a necessidade de desenvolvimento tecnológico e esforços de produção no mundo, além da necessidade de construir capacidade produtiva sustentável, tecnologias e plataformas para resiliência regional. Essa iniciativa é essencial para a Saúde, pois permite a criação de soluções inovadoras e eficazes para os desafios globais de saúde.
Impulsionando a Produção de Vacinas
Na esteira de esforços para essa preparação global, o Brasil inseriu a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na rede da Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi) de fabricantes de vacinas no Sul Global. A inclusão da instituição vai impulsionar significativamente os esforços de produção de vacinas na região da América Latina e do Caribe, fortalecendo a Saúde e a Assistência Médica na região.
Saúde & Ambiente
No encontro de hoje no Vaticano, a ministra da Saúde também tratou do contexto da crise climática enfrentada pelo Brasil e o impacto das queimadas e a fumaça na saúde da população. Para a ministra, é essencial a adoção de políticas que fortaleçam a equidade em saúde relacionada à mudança do clima e que incluam direitos humanos e participação social. Além disso, a ministra defendeu a pauta em reunião recente do Conselho Diretor da Organização Pan-Americana (Opas/OMS), destacando a importância da Saúde e da Medicina para a população.
Nísia Trindade ainda discutiu pautas em saúde de interesse comum entre a cidade-estado e o Brasil, enfatizando a necessidade de uma abordagem integral e sustentável para a Saúde e os Cuidados de Saúde.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo