ouça este conteúdo
Hospital Municipal Oceânico com 20 leitos e ambulância para SAMU 192. Oferece cuidados paliativos e tratamento ambulatorial de câncer.
Neste sábado (6), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve no Hospital Municipal Oceânico Dr. Gilson Cantarino O’Dwyer (HMOGC), em Niterói (RJ), para verificar a instalação de 20 leitos de UTI e a doação de uma ambulância para renovação da frota do SAMU 192. Essa ação contribui para a melhoria da capacidade de atendimento a pacientes com câncer na região.
A visita da ministra também ressaltou a importância da expansão das unidades de terapia intensiva no HMOGC, visando garantir um suporte adequado aos pacientes em estado grave. A iniciativa demonstra o compromisso do governo em fortalecer a infraestrutura de saúde e promover o bem-estar da população local.
Expansão de Leitos de UTI no Hospital Municipal Oceânico
O Hospital Municipal Oceânico está em processo de expansão de leitos, sendo que, dentre os novos leitos, 10 serão destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), oito cirúrgicos e dois para Unidades Intermediárias (UI). Esse avanço é fundamental para atender a crescente demanda por cuidados intensivos na região.
Durante a recente agenda, a presidente Nísia ressaltou a importância da entrega desses leitos de UTI e como eles serão essenciais para a população. Houve uma mudança significativa com foco no tratamento do câncer, o que terá um impacto extraordinário, principalmente diante do envelhecimento da população. A visão da linha de cuidado do hospital foi destacada como um elemento crucial para o progresso do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da ampliação dos leitos de UTI, o hospital também implementou um programa de atendimento de cuidados paliativos domiciliares, uma iniciativa do Ministério da Saúde. Esse programa visa atender pacientes que receberam alta hospitalar, mas ainda necessitam de cuidados em casa, proporcionando um atendimento qualificado e humanizado.
O Hospital Municipal Oceânico tornou-se uma referência no tratamento de casos graves de covid-19 e faz parte da rede de saúde que oferece consultas ambulatoriais, internações e cirurgias. Entre janeiro e maio deste ano, mais de 11,5 mil atendimentos foram registrados na instituição, demonstrando a importância dos serviços prestados.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, expressou sua gratidão pelo apoio da ministra não apenas ao hospital, mas também à cidade. Ele destacou a parceria anterior em iniciativas de combate ao Aedes aegypti. Ana Paula Silva Miranda Costa, paciente do hospital, também elogiou a equipe e a relevância dos novos leitos de UTI, ressaltando a importância de um tratamento humanizado.
Além dos leitos de UTI, o Hospital Municipal Oceânico oferece uma variedade de exames de imagem, laboratoriais e radiológicos. A unidade também dispõe do Centro de Reabilitação, do Programa Niterói Mulher e do Programa Navegadoras, focados no acompanhamento e tratamento de câncer.
Em 2023, o Ministério da Saúde aumentou em 22% os repasses para Niterói, totalizando quase R$ 192 milhões, destinados a diversas áreas da saúde. O município também recebe melhorias por meio do Novo PAC – Eixo Saúde, com propostas selecionadas para investimentos que beneficiarão a população local. Essas iniciativas refletem o compromisso com a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à comunidade.
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo