O mirtilo é rico em antioxidantes e antocianinas, ajudando a reduzir inflamação intestinal e promovendo uma saúde cerebral saudável. Além disso, contribui para a formação óssea.
O renomado pesquisador Dr. Neil Paulvin defende que o mirtillo é um dos alimentos mais poderosos para o corpo humano. Sua pesquisa em medicina regenerativa aponta para o mirtillo como uma fonte de saúde e bem-estar. Acredita-se que consumir mirtillos possa acelerar o processo de regeneração celular.
Questões como a nenhum outro alimento é capaz de promover o bem-estar de forma tão extensa. Tudo isso se deve ao poderoso antioxidante chamado antocianina, presente nos mirtillos, que age de forma eficaz contra os radicais livres. Além disso, o mirtillo também é conhecido por seus benefícios no combate ao envelhecimento, promovendo a longevidade e contribuindo para uma vida mais saudável.
Fortalece as células para um futuro saudável
Os mirtillos são uma fonte rica em antioxidantes, os quais impedem danos às células e participam ativamente no reparo do DNA. Essa propriedade única é fator determinante para a longevidade. Além disso, sua cor peculiar é produzida pelas antocianinas, que também são responsáveis por melhorar o desempenho cognitivo e a função vascular, proporcionando assim, uma vida mais saudável.
Ajuda a saúde dos olhos e evita danos musculares
Uma xícara de mirtillos é capaz de fornecer 16% da nossa necessidade diária de vitamina C, o que é fundamental para prevenir a degeneração macular e reduzir o estresse oxidativo na retina. Além disso, essa vitamina ajuda na recuperação muscular, promovendo a absorção de ferro e aumentando o colágeno e o tecido conjuntivo nos ossos e músculos. O pesquisador também afirma que uma xícara de mirtillos contém o valor diário de vitamina K de que precisamos, 24%, o que ajuda na formação óssea e na coagulação do sangue.
Melhorando a saúde do cérebro
Os antioxidantes contidos nos mirtillos podem estar associados a áreas do cérebro fundamentais para a inteligência. Estudos também demonstraram que os mirtillos e os morangos estão ligados ao retardo do envelhecimento mental em até 2 anos e meio. Embora ainda não esteja claro até que ponto os antioxidantes influenciam o desenvolvimento das habilidades e dos processos mentais, outra pesquisa afirma que os suplementos alimentares que contêm carotenoides (ou seja, os antioxidantes das frutas vermelhas) ‘estão associados à melhora da função cognitiva devido às suas funções antioxidantes, anti-inflamatórias e antiapoptóticas’.
Reduz a inflamação intestinal e evita danos cardíacos
Os compostos bioativos dos mirtilos estão ligados à sensibilidade à insulina e ao metabolismo da glicose e ajudam a controlar melhor os níveis de açúcar no sangue. Além disso, os mirtillos têm um efeito prebiótico que pode regular a inflamação intestinal e ajudar a prevenir o câncer de cólon. Basta adicionar um punhado de mirtilos ao seu café da manhã ou lanche da tarde para reduzir a oxidação do colesterol ruim em 25%. Por fim, o médico recomenda consumi-los crus, pois o cozimento pode reduzir a quantidade de antocianinas.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo