Prevenir doenças com exames regulares, hábitos saudáveis e alimentação balanceada, sem fumar.
Seis em cada dez brasileiros acreditam que o câncer é uma doença evitável, mas, apesar disso, mais da metade não sabe como se proteger contra o câncer. Isso significa que, apesar de 69% dos brasileiros acreditar no caráter evitável da doença, 65% da população não sabe bem como prevenir o câncer, e 42% nem sequer sabem o que fazer para se proteger.
A doença evitável é um termo que pode ser atribuído ao câncer. Acredita-se que, com uma série de medidas preventivas, é possível evitar o câncer. A prevenção de doenças é um campo que envolve a prevenção do câncer e a realização de exames de rotina. Quanto ao câncer, seu tratamento é uma área importante. O tratamento do câncer é uma especialidade médica que oferece opções para pacientes com câncer.
Enfrentando o Medo: O Câncer no Coração da População Brasileira
A doença que mais assusta os brasileiros é o câncer, uma realidade que afeta 60% da população, superando em muito as outras principais preocupações, como a diabetes (14%) e as doenças cardíacas (13%). No entanto, o medo não impede a disposição em buscar prevenção, conforme revela a pesquisa da Nexus.
Prevenção e Consciência: O Caminho para Reduzir o Câncer
De acordo com Antonio Antonietto, diretor médico do A.C. Camargo Cancer Center, ‘o câncer ainda é uma doença que assusta, mas também revela um alto nível de consciência da população sobre como se prevenir e sobre as possibilidades de tratamento’. A pesquisa destaca a disseminação da percepção de que hábitos saudáveis, como prática regular de exercícios físicos, boa alimentação, evitar bebidas alcoólicas e fumar, além de fazer exames regulares, ajudam a prevenir a doença ou realizar um diagnóstico logo no início.
Doença Evitável: A Crença e a Realidade
Quando perguntados se estariam dispostos a mudar de hábitos para evitar o câncer, nove de dez entrevistados disseram que sim. Entre os fumantes, 47% estão dispostos a participar de um programa para parar de fumar. Não fumar é o hábito mais citado pelos brasileiros (57%) para evitar o câncer, seguido por fazer exames preventivos (53%) e manter uma alimentação saudável (47%). Esses hábitos são mais disseminados entre as mulheres, que destacam a importância de fazer exames preventivos (63%) e evitar bebidas alcoólicas (46%).
Prevenir e Tratar: A Crença na Tratabilidade
A pesquisa também revela que 56% consideram o câncer uma doença tratável. Quem acredita na tratabilidade da enfermidade vê mais potencial de prevenção: 70% dos que não consideram o câncer uma sentença de morte acham que há como evitá-la. Mesmo entre os mais pessimistas sobre o desfecho da doença, metade (47%) acredita que ela pode ser evitada.
Escolaridade e Consciência: A Correlação Entre Educação e Percepção
Quanto maior a escolaridade, maior a percepção de que o câncer pode ser tratado: 73% concordam com essa afirmação no grupo com ensino superior, contra 39% entre pessoas que não sabem ler e escrever. A percepção de ser uma doença evitável também cresce conforme a escolaridade: chega a 67% entre quem tem ensino superior, diante de 51% no grupo não alfabetizado.
Um Passo em Direção à Prevenção: A Importância da Educação e da Consciência
A pesquisa da Nexus, realizada entre 18 e 24 de setembro, entrevistou pessoalmente 2.002 cidadãos com idade a partir de 16 anos, nas 27 unidades federativas, com margem de erro de 2 p.p e intervalo de confiança de 95%.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo